Promover, de maneira crítica, a continuidade da formação dos profissionais que enfrentam a questão da promoção de habitação de interesse social nos diferentes territórios urbanos. Este é o principal objetivo do curso, que visa sistematizar e analisar os problemas ligados ao tema, avaliando procedimentos adotados em projetos face aos seus resultados, em busca de alternativas quanto ao descompasso entre o trabalho técnico e a participação da comunidade. Através do exercício projetual a partir de escutas, serão estudadas possibilidades de transformação e melhorias.

O curso é presencial, com algumas atividades em modo remoto. Além da participação nos horários de aula, o estudante deve ter disponibilidade para plantões nas comunidades com as quais vai interagir. Durante vários sábados ao longo do ano estão previstas atividades estruturadas nas comunidades. Há também uma semana intensiva em julho, de ateliê experimental, em que se irá aprofundar a perspectiva de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Coordenadores: Luis Octavio de Faria Silva, Ruben Otero e Maria Teresa Fedeli
Carga horária: 360 horas de curso + 30 horas dedicadas ao desenvolvimento da monografia
Formato: Presencial, com atividades em modo remoto –  os estudantes deverão participar presencialmente das atividades previstas como presenciais já que não será garantido o formato híbrido nessas ocasiões. Atividades no modo remoto serão exclusivamente acessadas por links enviados aos alunos.
Número de vagas: mínimo de 15 alunos / máximo de 45 alunos
Público-alvo: arquitetos, urbanistas e profissionais em geral que enfrentam questões relacionadas à produção da habitação e contextos urbanos diversos.
Periodicidade e horário: O curso tem duração aproximada de 1 ano.
Ingresso: Semestral.
Projeto pedagógico: Conheça o projeto pedagógico completo do curso aqui.

Investimento e condições

– R$ 1.540 mensais (parcelamento em 15x)
– 15% de desconto para ex-alunos de cursos livres da Escola da Cidade, instituições conveniadas* e grupos (parcelamento em 15x)
– 20% de desconto para pagamento do valor total à vista (R$ 18.480)