Os fios condutores da pós Conceber e Construir são a técnica, a economia, o ambiente e a estética. São eles que levam à escolha das estruturas leves e à pré-fabricação. O curso responde às demanda do século XXI pela leveza do edifício; pela responsabilidade sobre a origem, a aplicação e destino dos materiais construtivos; pela consciência diante dos diversos tipos de organização social e técnica do canteiro de obra; pela crescente incorporação de dispositivos que fazem a interface do edifício e da infraestrutura urbana com as fontes de energia, qualidade da água e do ar; e sobretudo pela urgência de encarar o desafio de conceber, construir e gerir cidades e territórios.

Este curso reúne o conhecimento e a experiência. Se o primeiro é transmissível, a segunda só é fruto da vivência. Daí a necessidade de uma agenda que concilie ambos, mesmo para alunos para quem a distância de São Paulo poderia ser um inconveniente. Assim posto, o curso aceita estudantes de fora da capital, tendo como base a excelência do que já foi elaborado presencial e remotamente. Suas aulas são presenciais com transmissão síncrona.

Quanto às atividades práticas, os estudantes remotos que puderem se deslocar para a cidade de São Paulo, juntamente com os estudantes presenciais, poderão desenvolver seus modelos na oficina da Escola da Cidade. Os que não conseguem se deslocar em razão da distância, poderão desenvolver seus modelos nas oficinas ou canteiros de obra de suas próprias cidades, com a orientação dos professores do curso.

Coordenadores: Anália Amorim, Roberto Pompéia, Valdemir Lucio Rosa
Arquiteto permanentemente convidado: Ricardo Caruana.
Carga horária: 360 horas de curso + 30 horas dedicadas ao desenvolvimento da monografia
Formato: Presencial e Remoto síncrono – curso tem atividades majoritariamente presenciais, mas pode ser cursado totalmente à distância
Número de vagas: mínimo de 15 alunos / máximo de 25 alunos
Público-alvo: arquitetos, urbanistas e demais profissionais que encaram o desafio da construção e sua gestão
Periodicidade e horário: O curso tem duração aproximada de 1 ano. As aulas acontecem às quintas e sextas-feiras, das 18h às 22h; além de atividades previstas para alguns sábados.
Ingresso: Semestral.
Projeto pedagógico: Conheça o projeto pedagógico completo do curso aqui.

Investimento e condições

– R$ 1.540 mensais (parcelamento em 15x)
– 15% de desconto para ex-alunos de cursos livres da Escola da Cidade, instituições conveniadas* e grupos (parcelamento em 15x)
– 20% de desconto para pagamento do valor total à vista (R$ 18.480)
– 50% de desconto para ex-alunos da graduação e da pós-graduação da Escola da Cidade (parcelamento em 15x)
– Programa de bolsas de inclusão social e étnico-racial – consulte regulamento e cronograma

Mais informações pelo e-mail: posgraduacao@escoladacidade.edu.br

*Instituições conveniadas: Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP), Sesc São Paulo, Revista Quatro Cinco Um e Aliança Francesa