Criada em 1996, a Associação Escola da Cidade – Arquitetura e Urbanismo (AEC) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega profissionais de diversas áreas para, através da formação de arquitetos e urbanistas capazes de criticar e transformar a realidade, contribuir para a melhoria das condições de vida.

A Associação Escola da Cidade surgiu da união de arquitetos, intelectuais, artistas e técnicos comprometidos com a melhoria da realidade brasileira. Esse grupo, embasado na experiência de ensino, na pesquisa (teórica e aplicada), assim como na prática profissional e acadêmica, tem como desígnio fundamental a criação de um espaço privilegiado para a liberdade de reflexão e proposição. Isso se materializa na forma de uma entidade civil sem fins lucrativos, de gestão democrática e financeiramente autônoma, de estrutura operacional moderna e não-burocrática, com ênfase na pesquisa interdisciplinar, dotada de meios materiais para o inter-relacionamento profundo e abrangente entre o ensino, a extensão, a pesquisa e a prática profissional, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo.

Assim organizada, a Escola é uma experiência arrojada no ensino superior de Arquitetura, constituindo-se num tipo novo de instituição na sociedade civil, isto é, um instituto para a investigação não só dos problemas urbanos, arquitetônicos e de apropriação do território, mas principalmente das suas possíveis e desejadas soluções. Trata-se, na verdade, de um instituto de proposição — tanto quanto de análise — onde os membros são proprietários e executores, propositores e propiciadores. Constitui-se numa entidade do 3º Setor, onde o principal interesse econômico está na satisfação das melhores condições para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, sendo compreendido como um modelo possível de ser aplicado nas demais regiões do Estado de São Paulo e do Brasil, possibilitando a outros grupos de educadores e intelectuais um novo caminho de realização de seu papel social, artístico e intelectual.

A ideia da realização de uma associação de professores para dirigir e montar uma Escola de Arquitetura, no Brasil, é um antigo anseio dos arquitetos brasileiros.

Veio então a concretização desse antigo desejo, ou seja, o de realizar uma escola de grau superior com o objetivo único de atingir excelência da qualidade de ensino, livre das idiossincrasias de entidades mantenedoras, via de regra, orientadas por empresários, cujo objetivo básico é o lucro.

diretoria 2019-2025

Em 2019, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade completou 17 anos. Iniciando uma nova fase, a Instituição dirigida desde a sua criação pelo professor Ciro Pirondi, passou a ser dirigida pelas professoras Cristiane Muniz, diretora, e Maira Rios, diretora adjunta.

Na assembleia geral realizada em 16 de março de 2019, toda a estrutura da Associação Escola da Cidade assumiu uma nova configuração:

associação escola da cidade

Presidente: Alvaro Puntoni
Presidente adjunto: Fernando Viégas
Presidente adjunto: Marta Moreira

conselho escola faculdade de arquitetura e urbanismo

Diretora: Cristiane Muniz
Diretora adjunta: Maira Rios

conselho científico

Diretora: Analia Amorim
Diretora adjunta: Marianna Boghosian Al Assal

conselho técnico

Diretor: Guilherme Paoliello

conselho social e comunicação

Diretor: Anderson Freitas

conselho fábrica – escola de humanidades

Diretor: Ciro Pirondi

utilidade pública federal

Em julho de 2015, a Associação Escola da Cidade foi declarada Utilidade Pública Federal (UPF), título concedido pelo Ministério da Justiça, que garante o reconhecimento da União aos relevantes serviços prestados pelas associações e fundações sem fins lucrativos constituídas no País, que servem desinteressadamente à sociedade. A posse do título confere prestígio e credibilidade, na medida em que pode ser considerada prova do reconhecimento oficial dos serviços prestados pela entidade.

A regulamentação da concessão do título de utilidade pública federal tem por fundamento teórico o entendimento de que se trata de um meio de que o Governo se vale para apoiar entidades privadas que prestam serviços necessários à coletividade, como a assistência social, o atendimento médico, a pesquisa científica e a promoção da educação e da cultura.
Dentre os benefícios e vantagens federais, constam a possibilidade de receber doações da União e de suas autarquias; possibilidade de, para fins de cobrança de imposto de renda, o doador (pessoa jurídica) deduzir da renda bruta as contribuições feitas às entidades declaradas de utilidade pública; possibilidade de realizar sorteios com autorização do órgão arrecadador Federal, e imunidade fiscal.

As entidades reconhecidas como UPF apresentam relatórios circunstanciados dos três anos antecedentes à formulação do pedido, e se comprometem a seguir as atividades que a fizeram UPF.

apoio psicológico

Desde 2012 toda a comunidade da Escola da Cidade tem a oportunidade de utilizar um serviço de consultas psicológicas, pensado para cuidar da estreita relação existente entre a educação e a saúde. O serviço é gratuito e completamente sigiloso. As consultas são realizadas em consultório particular, garantindo assim a intimidade e privacidade necessárias para este tipo de atendimento.

anuário

A Escola da Cidade produz, desde 2015, um Anuário em que concentra todas as informações sobre a Instituição dentro do período de um ano (proposta pedagógica, projetos, ações institucionais, departamentos, informações sobre corpo docente, eventos, entre outros). Confira nos links abaixo as últimas edições do Anuário Escola da Cidade:

Anuário 2022-2023

Anuário 2021-2022