Se, por algum acaso, o tempo se apresentasse nas primeiras reuniões de fundação da futura Associação de professores da Escola da Cidade e revelasse que, 22 anos depois, teríamos formado 14 turmas de novos arquitetos e urbanistas; conduziríamos cinco cursos de pós-graduação; manteríamos, com regularidade, publicações e exposições acerca do tema; projetaríamos e construiríamos – com participação dos alunos – parques, escolas e espaços para imigrantes; estaríamos desenhando um SESC; e, se não fosse o suficiente, aprovaríamos uma escola de ensino médio e técnico, pela segunda vez, com mais de vinte alunos na primeira turma; será que aquelas pessoas levariam o processo todo com a mesma leveza?

Após anos de sua concepção, e de idas e vindas, a Fábrica-Escola de Humanidades – João Filgueiras Lima, também começa o seu percurso. Uma escola sem finalidade de lucro, como sua mantenedora, que se tornou possível pela experiência de sucessos e fracassos, pela infraestrutura acumulada e, principalmente, pelo apoio dado por todos da Escola da Cidade. Possível também por todas as empresas privadas e pessoas físicas que patrocinam bolsas de estudo, por acreditarem na mudança possível da sociedade, através da educação.

O projeto tem como estrutura a filosofia, a arte, a literatura, a ecologia e a música, o que denominamos FALEM. Antes como aulas isoladas na grade, esses temas se tornaram os eixos nos quais as disciplinas mais convencionais do ensino médio e técnico se organizam em seus entornos. Os alunos e professores transitarão entre as salas do edifício, da rua General Jardim, e o galpão na Amaral Gurgel, borrando os limites geográficos e epistemológicos entre o fazer e o pensar.

Fundar uma escola, seja qual ela seja, nesse momento do país é um gesto de resistência e esperança. O que será daqui 22 anos? Só o tempo dirá. Só nos resta continuar acreditando e contribuindo dentro de nossa possibilidade, seguir caminhando juntos e com leveza.

Presidente – Ciro Pirondi
Presidente Adjunto – Vitor Pissaia
Coordenadores – Denise Jardim e Jenifer Souza

Professores: Alexandre Barrozo do Amaral Villares, Artur Boligian Neto, Beatriz Vanzolini Moretti, Camila Fogaça da Silva, Cecília Segalotti Lemos Amaro, Christiana de Moraes e Silva, Denise de Toledo Jardim Pamplona da Costa, Flávia Trevisan, Gilberto Pamplona da Costa, Heloisa Bonfanti de Nobrega Gouveia, Izabel Uliana Martinelli, Jacó Izidro de Moura, Jênifer Santos Souza, João Batista Carvalho de Brito, Joana Johnsen Barossi, Josiane Nunes Machado Sampaio, Juliana Ferreira Leite, Laise Frasão Barros, Lua Nogueira, Lucas Andrade Oliveira, Lucas Buono Pirondi, Kitty Pereira, Mariana Monteiro de Lima Edaes, Milena Cardoso de Oliveira, Pedro Ivo Cordeiro Freire, Pedro Luis Puntoni, Rafaela Reis Santos de Oliveira, Renata de Paula Fonseca Palladini, Thiago Magri Benucci, Tom Caffe Pirondi, Valdemir Lucio Rosa, Victoria Coelho de Menezes