O curso propõe uma ampla reflexão sobre a educação em arquitetura e urbanismo e a atividade docente na área. Trata-se de uma proposta inovadora no Brasil, que promove atualização técnica no campo do ensino, particularmente do ensino de arquitetura e urbanismo, com a consolidação da postura crítica como possibilidade de experimentação de novas propostas educacionais. Por meio do estudo de teorias, planos de ensino e experiências de diferentes universidades, além de pesquisas específicas ligadas à pedagogia, busca-se relacionar esferas culturais, socioeconômicas e ambientais.

Desde 2020, o curso passou a ser oferecido em modo remoto síncrono, o que ampliou seu alcance no território nacional e enriqueceu o debate acerca do ensino de arquitetura no país e no mundo com a participação de convidados nacionais e internacionais. Atualmente, o curso é oferecido em formato presencial (com parte das aulas em modo remoto síncrono), mas segue com a possibilidade de ser cursado integralmente à distância por aqueles e aquelas que não moram na cidade de São Paulo. Os inscritos no formato presencial deverão estar presentes na Escola da Cidade para as aulas realizadas presencialmente, que correspondem a aproximadamente 35% do total de aulas do curso.

Coordenadoras: Ana Carolina Tonetti e Maira Rios
Carga horária: 360 horas de curso + 30 horas dedicadas ao desenvolvimento da monografia
Formato: Presencial e Remoto síncrono – curso tem atividades majoritariamente presenciais, mas pode ser cursado totalmente à distância
Número de vagas: mínimo de 15 alunos
Público-alvo: profissionais formados nas áreas de arquitetura e urbanismo bem como interessados em geral
Periodicidade e horário: O curso tem duração aproximada de 1 ano e meio. As aulas acontecem às quartas-feiras, das 18h às 22h.
Ingresso: Semestral.
Projeto pedagógico: Conheça o projeto pedagógico completo do curso aqui.

Investimento e condições

– R$ 1.540 mensais (parcelamento em 15x)
– 15% de desconto para ex-alunos de cursos livres da Escola da Cidade, instituições conveniadas* e grupos (parcelamento em 15x)
– 20% de desconto para pagamento do valor total à vista (R$ 18.480)