A Escola da Cidade é uma instituição de ensino que oferece um curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e aposta na multidisciplinaridade como forma de conhecimento e atuação, com pioneirismo em ações pedagógicas.

A instituição com mais de 20 anos de existência reúne professores qualificados, ligados a importantes escritórios, organizações e iniciativas nacionais e internacionais. Tais conexões permitem aos estudantes uma experiência enriquecedora, afinada com as tendências contemporâneas.

Desse modo, a faculdade constitui-se como um autêntico centro de estudos que, traçando relações entre Arquitetura, História, Cultura, Natureza e Território, dedica-se à produção e à transmissão do saber, formando profissionais e cidadãos criativos e críticos.

Desde 2002 no cenário educacional brasileiro, a Escola da Cidade obteve, em 2023, nota 5 (cinco), a máxima concedida pelo ENADE MEC, comprovando excelência em seu ensino e servindo de referência para outras instituições de ensino.

Nosso curso de graduação acontece de segunda a sexta entre 14h e 20h30. Durante a tarde, das 14h às 17h, são ministradas as disciplinas teóricas de Urbanismo, Desenho, Tecnologia e História. Durante a noite, das 17h30 às 20h30, são desenvolvidas as atividades do Estúdio Vertical, o ateliê coletivo de projeto, com estudantes de diversos anos. Toda quarta-feira há o Seminário de Realidade e Cultura Contemporânea, uma atividade que discute importantes temas distintos à arquitetura.

O programa Escola Itinerante, parte fundamental da nossa matriz curricular, promove itinerâncias nacionais e internacionais e constitui uma aposta na experiência direta e multissensorial do espaço. Desde 2010 contamos com uma matriz curricular de seis anos, com intenção de valorizar as atividades de pesquisa e prática.

processo seletivo

Nosso Processo Seletivo é anual, acontecendo no mês de dezembro de cada ano para ingresso no ano seguinte. Acontece por meio de um conjunto de avaliações desenvolvidas pela própria instituição.

Desde 2021 também realizamos o ingresso por meio da nota o ENEM.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO OU PROCESSO SELETIVO, CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.

programa de bolsas

O programa de Bolsas de estudo da Escola da Cidade é definido segundo critérios socioeconômicos e étnico raciais. Para avaliação da concessão de bolsas, o estudante deve preencher um formulário de solicitação com auto declaração para bolsas étnico raciais e ficha socioeconômica nos demais casos, que serão analisados por uma comissão.

São concedidas bolsas de 50% a estudantes com renda familiar per capta inferior a 3 salários mínimos.

transferência

A Escola da Cidade, por meio de seu Comitê do Processo Seletivo, informa que a análise de solicitações para transferências de estudantes com o intuito de estudar na Escola da Cidade permanece aberta durante todo o ano letivo.

localização

Localizada no centro de São Paulo, a Escola da Cidade propicia aos seus alunos o contato diário com a complexidade da metrópole brasileira e seus problemas sociais e urbanos. Além disso, a região é cercada por diversos edifícios que contam a história da arquitetura brasileira – do colonial ao modernismo. O futuro dos jovens arquitetos também foi pensando com a eleição do endereço. O Centro abriga a sede nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB e centenas de escritórios de arquitetura. Numa região que respira arquitetura, a colocação profissional dos estudantes é facilitada.

“Nosso objetivo é formar cidadãos
que elaborem suas próprias reflexões
e estejam aptos a criar soluções técnicas,
estéticas e poéticas, lidando com o