Entendendo o design gráfico como uma atividade multidisciplinar, o curso tem como princípio o aprendizado por meio do desenvolvimento de projetos. Ao longo de dois semestres, e tendo a cidade como tema e suporte, os alunos trabalham em duas escalas: editorial (1º semestre) e ambiental (2º semestre). O fazer, acompanhado de perto na disciplina de projeto, é amparado tanto pelas discussões que surgem a partir das conversas com convidados quanto pelas duas disciplinas teóricas — que se dedicam à cultura urbana e ao design.

Ao entender o design gráfico e a comunicação como atividades que se relacionam com outros campos, o curso dialoga com o urbanismo, a arquitetura, as artes visuais, o jornalismo, a literatura, as políticas públicas e os estudos sociais. Logo, destina-se não só aos designers de formação, mas também aos arquitetos, artistas visuais, editores e pesquisadores. Os interessados poderão realizar o curso no modo presencial ou remoto. Para os estudantes de São Paulo, vamos nos reunir semanalmente no ateliê de projeto da Escola da Cidade. Para os alunos de outras localidades, todas as aulas serão transmitidas ao vivo e os atendimentos serão online.

Coordenadores: Celso Longo e Daniel Trench
Carga horária: 360 horas de curso + 30 horas dedicadas ao desenvolvimento da monografia.
Formato: Presencial e Remoto síncrono – curso tem atividades majoritariamente presenciais, mas pode ser cursado totalmente à distância
Número de vagas: mínimo de 15 alunos / máximo de 30 alunos
Público-alvo: Designers gráficos, arquitetos, urbanistas, artistas e produtores de narrativas visuais, fotógrafos, jornalistas, cientistas sociais
Periodicidade e horário: O curso tem duração de 1 ano. As aulas acontecem às segundas, terças e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30