A pós-graduação Cidades em Disputa é um convite para pesquisadoras/es, ativistas, docentes e artistas desenvolverem coletivamente seus projetos. O curso tem duração de um ano com duas aulas por semana: uma de caráter expositivo e outra voltada a discussões metodológicas. Nas aulas expositivas, mobilizamos abordagens consolidadas e debates insurgentes para construir percepções sobre as cidades e os conflitos que as permeiam. Em paralelo, nas aulas de metodologia, fazemos orientações individuais e coletivas, exercícios, leituras cruzadas, apresentações discentes e discussões livres sobre os trabalhos e projetos da turma.

Apesar dos conteúdos previamente definidos no programa, o curso é complementado a partir das demandas das/os/es estudantes, sendo construído em conjunto com cada turma, seus desejos, interesses e trajetórias, no campo acadêmico, na atuação profissional, nas produções artísticas ou na continuidade da formação.

O curso é oferecido em modo remoto síncrono, formato que amplia seu alcance no país e no mundo ao contar com a participação de pessoas convidadas nacionais e internacionais. Mesmo longe, temos construído redes sólidas de parceria, trocas intelectuais e também relações de amizade e afeto.

Coordenação: Amália dos Santos e Glória Kok
Carga horária: 360 horas de curso + 30 horas dedicadas ao desenvolvimento da monografia
Formato: Remoto síncrono – curso oferecido totalmente à distância, com aulas e atividades online, ao vivo
Número de vagas: Mínimo de 15 alunos / máximo de 40 alunos