A Plataforma Arquitetura e Biosfera | Habita-Cidade se coloca como instância que promove atividades junto à Associação Escola da Cidade. Tem como objetivo fomentar o manejo ecológico na transformação da paisagem e produção do Habitat humano, a partir de pesquisa e prática de saberes tradicionais e científicos, com temas atuais de relevância no que diz respeito à Sustentabilidade, Culturas Regenerativas e à preservação do Meio Ambiente.

Todas suas ações estão coordenadas de modo a serem complementares no esforço de apresentação, debate, pesquisa e práticas quanto a possibilidades face ao desafio que temos no que se refere ao Meio Ambiente e sua antropização.

A Plataforma Arquitetura e Biosfera surgiu a partir de um grupo de alunos e professores ligados ao curso de pós-graduação Habitação e Cidade. Na medida em que vários grupos de trabalho/pesquisa (GTP) se estabeleceram, com apoio de professores da Escola da Cidade e de profissionais que se aproximaram em função de aderência aos temas tratados e contribuições em função de sua formação e prática, constituiu-se uma Plataforma de fomento e acolhimento de atividades, extensão e pesquisa experimental. No formato de Plataforma, consolidou-se o objetivo do grupo inicial de apoiar a constituição de um Habitat humano sustentável, entendido na perspectiva de seu tripé, a saber, social, econômico e ecológico.

A dinâmica de operação da Plataforma conta com reuniões gerais semanais e agendas específicas de encontros/atividades para os grupos de trabalho/pesquisa (GTP) ativos. De forma geral, participantes da Plataforma se aproximam em função de aderência a um grupo específico e, na medida em que se envolvem com outras instâncias, passam a ter a condição de membros.