Concedemos bolsas socioeconômicas de estudo desde que foi aberto o nosso primeiro curso, no ano de 2002.

Nesses quase vinte anos, concedemos inúmeras bolsas – integrais ou parciais – e diversos estudantes puderam frequentar nossas salas de aula devido a essa importante geração de oportunidades. Recentemente, nossa política de bolsas passou a contar com uma linha étnico-racial específica, no âmbito da pós-graduação. Essa linha existirá para a graduação a partir de 2022.

Além disso, em nosso curso de ensino médio e técnico (Fábrica Escola de Humanidades), mais da metade dos estudantes têm bolsas financiadas pela própria Associação ou por nossos apoiadores.

Conheça os parceiros e apoiadores da nossa Política de Inclusão e Equidade.

A Fabrica-Escola de Humanidades iniciou em 2020 com seu programa de política de inclusão, e no âmbito dessas discussões, organiza seu programa de bolsas da seguinte forma:

1) Programa de Bolsas de Inclusão Social

Oferecimento de bolsas parciais, de 20 a 70% da mensalidade, concedidas a partir de análise de condição socioeconômica feita por meio de documentação específica apresentada e entrevista com a coordenação da escola. As solicitações são exclusivas para o ingresso de alunos no 1° ano do Ensino Médio.

A concessão da bolsa aprovada é garantida para o curso integralmente, do 1° ao último ano letivo.

FINANCIAMENTO

Parte do financiamento da Fábrica–Escola será feita pelo desenvolvimento, prototipagem e fabricação de elementos construtivos para o mercado. Esse trabalho será feito pelo conjunto de alunos e professores que integram o ensino médio, tendo desdobramentos nos eixos do FALEM. O lucro dessa produção será revertido para a própria instituição, para aumentar o número de bolsas, investir em pesquisa e na formação de professores e alunos.

REQUISITOS

As solicitações devem ser feitas no decorrer do período de matrícula. A avaliação será feita pelo Conselho Humanidades durante os meses de Agosto a Novembro.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

A solicitação deve ser acompanhada da seguinte documentação:

– Ficha socioeconômica preenchida

OBSERVAÇÕES

As solicitações são exclusivas para o ingresso de alunos no 1° ano do Ensino Médio e cobrem todo seu período letivo, os três anos do curso do ensino médio. A avaliação das solicitações será feita pelo Conselho Humanidades ao final do período de inscrição e assessorada por comitê responsável.

O Conselho Humanidades fica também responsável pela comunicação do resultado aos interessados e interessadas ao final do período de inscrições e acompanhamento das matrículas.

O programa de bolsas da graduação em Arquitetura e Urbanismo é definido segundo critérios socioeconômicos. Para avaliação da concessão de bolsas, o estudante deve preencher um formulário de solicitação e ficha socioeconômica, que serão analisados por uma comissão.

Serão concedidas a partir da análise da condição socioeconômica feita por meio de documentação descrita em Edital.

A Associação Escola da Cidade inicia em 2020 um processo progressivo e em permanente revisão de sua política de inclusão e, no âmbito dessas discussões, também propõe a revisão de suas políticas de bolsas. Para o ano de 2022 está sendo gestado, além da política de bolsas socioeconômicas, a ampliação da oferta exclusivamente destinada a estudantes que se autodeclararem negros ou indígenas.

REQUISITOS

As inscrições obedecerão rigorosamente ao período definido nos respectivos editais, para conferir estes, assim como cronograma, fichas de inscrição e observações gerais, acesse:  https://escoladacidade.edu.br/graduacao/programas-de-bolsas/

A Associação Escola da Cidade iniciou um processo progressivo e em permanente revisão de sua política de inclusão e equidade e, no âmbito dessas discussões, também propôs a revisão de suas políticas de bolsas na Pós-Graduação, que passa a se organizar da seguinte forma:

1) Programa de Bolsas de Inclusão Étnico-Racial

As bolsas de inclusão Étnico-Racial têm como objetivo proporcionar a especialização de estudantes autodeclarados negros e indígenas contribuindo como ação afirmativa para as políticas de equidade e oferecendo à dinâmica dos cursos, perspectiva de ação e visões diversas.

A cada semestre serão oferecidas 21 bolsas integrais (100%), sendo 3 para cada um dos 7 cursos oferecidos.

2) Programa de Bolsas de Inclusão Social

As bolsas de Inclusão Social têm como objetivo ampliar as possibilidades de participação de profissionais de todo o Brasil, contribuindo para suas formações e atuações, bem como, oferecendo à dinâmica dos cursos, perspectiva de ação e visões diversas.

Serão concedidas bolsas parciais de: 30%,50%,70%, a partir da análise socioeconômica feita por meio de documentação específica apresentada.

3) Bolsas para docentes da rede pública e para ativistas de movimentos sociais (exclusivo para o curso Cidades em disputa – pesquisa, história e processos sociais)

Atenção: Este programa é exclusivo para o Curso: Cidades em Disputa – Pesquisa, história e processos sociais.

As bolsas de Inclusão para Docentes e Ativistas de Movimentos Sociais têm objetivo de aproximar educadores e atuantes em movimentos sociais das discussões sobre territórios urbanos, contribuindo para suas formações e atuações, bem como, oferecendo à dinâmica dos cursos, perspectiva de ação e visões diversas.

Nesta modalidade será concedido o desconto de 50%.

REQUISITOS

As inscrições obedecerão rigorosamente ao período definido nos respectivos editais, para conferir estes, assim como cronograma, fichas de inscrição e observações gerais, acesse:  https://escoladacidade.edu.br/pos-graduacao/programas-de-bolsas/