Com base em nossos próprios recursos técnicos e humanos, na medida de nossas capacidades e possibilidades, procuramos identificar e contribuir com o trabalho de instituições, parceiros e iniciativas afinadas com nossos valores fundacionais.

Nossas ações de engajamento direto vêm crescendo nos últimos anos e visam o cumprimento de nossa missão institucional: contribuir para a melhoria da vida em cidades.

abcd

A Escola da Cidade é partícipe da Ação Brasileira de Combate às Desigualdades e signatária de seu manifesto. A ABCD é uma
iniciativa da sociedade civil organizada congregando 50 instituições e organizações sociais dedicadas ao combate às desigualdades e comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa.

Conheça todos participantes:  https://www.abcdbr.org/participantes

mstc
movimento
sem teto do centro

A Escola da Cidade apoia a luta popular por moradia digna e acessível para todos, assumindo que o problema histórico do déficit habitacional é um desafio incontοrnável e definidor das responsabilidades sociais do Arquiteto e Urbanista.

Nos últimos anos, a Escola da Cidade tem oferecido o seu apoio político e intelectual ao Movimento Sem-Teto do Centro, realizando diversas ações em conjunto com o movimento, entre elas, o filme ‘Era o Hotel Cambridge’ em parceria com Aurora Filmes e ‘MSTC – Moradia como prática de cidadania’ exposto na Bienal de Arquitetura de Chicago de 2019.

filme: era o hotel cambridge

Projeto artístico-cultural lançado em 2017, o filme é resultado de uma ação coletiva da Escola da Cidade, Frente de Luta por Moradia (FLM), Grupo de Refugiados e Imigrantes sem Teto (GRIST) e Aurora Filmes. ‘Era o Hotel Cambridge’ narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, juntos com trabalhadores sem-teto, ocupam um edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo.

agência
solano trindade

A Agência Popular Solano Trindade, ação de incentivo à produção e difusão da economia da cultura criativa no Campo Limpo e Capão Redondo, em parceria com a Escola da Cidade, promoveu a mudança de sua sede. Uma equipe de alunos, ex-alunos e docentes, amparados pelo Conselho Técnico da Escola, elaborou um projeto de reforma e ampliação da casa, próxima ao terminal de ônibus do Campo Limpo. A Agência é um empreendimento cultural construído por jovens que desenvolvem formas de organização que possibilitam a sustentabilidade e auto-produção das ações culturais. A Agência potencializa a integração dos produtores  ampliando a capacidade de circulação destes bens simbólicos e a efetiva relação entre arte, cultura e mercado, e tem sua intersecção no uso de uma Moeda Solidária.

ateliê
cendira

Projeto de Arquitetura e Urbanismo socialmente orientado, a reforma e reorganização do Ateliê Cendira – espaço independente de trabalho e formação de mulheres voltado à economia solidária e aos processos de produção sustentáveis – faz parte da Oficina, ateliê oferecido em disciplina eletiva da Escola da Cidade.

O projeto elaborado procura repensar a distribuição espacial adequada à diversidade de atividades desenvolvidas, e que possa ser implementada a longo prazo, de modo a se adequar aos recursos disponíveis, pautado por soluções técnicas adequadas ao baixo orçamento e a construção de um diálogo com a coordenação do Ateliê.

missão paz

Projeto de Arquitetura e Urbanismo socialmente orientado – a partir de verba destinada pela Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo – tem por objetivo promover melhorias na estrutura física da Instituição solidária da Paróquia Nossa Senhora da Paz, na Baixada do Glicério, região central São Paulo.

Para além do valor histórico de sua sede, a Instituição é reconhecida pelo importante trabalho de acolhimento e assistência que realiza com migrantes e refugiados oriundos de diversos países, que têm a igreja como principal ponto de referência. A Escola iniciou um trabalho de apoio técnico para orientar as reformas e ampliações que poderão ser feitas a curto e longo prazos, no conjunto que abriga a instituição. O trabalho envolve levantamentos físicos, funcionais e laudos de estruturas e instalações das construções existentes, bem como o levantamento da situação legal do imóvel e um dossiê histórico sobre a evolução do conjunto, que está em processo de tombamento pelos órgãos de preservação do patrimônio.

terra
indígena
do jaraguá
aldeia tekoa itu

Projeto de arquitetura e urbanismo socialmente orientado, foi desenvolvido a partir da iniciativa de professores e alunos para contribuir com necessidades antiga dos Guarani: ter uma Casa de Cultura para venda de seus artesanatos, oficinas sobre seus saberes, reuniões com escolas e com organizações que os procuram. O principal financiador e parceiro deste projeto é a Organização Não Governamental CTI (Centro de Trabalho Indigenista), ponte entre a Escola e os Guarani.

O projeto surge das necessidades dos Guarani de uma das seis aldeias da Terra Indígena do Jaraguá – aldeia Tekoa Ytu – a mais antiga e com território que corresponde a menor Terra Indígena com demarcação homologada do país.