Por seus compromissos ideológicos, a Escola da Cidade tem sido convidada a contribuir com diversas iniciativas socialmente orientadas, no
Brasil e no Mundo.

Em tais parcerias e colaborações, mobilizamos nossas competências acumuladas e procuramos envolver estudantes, professores e pesquisadores, trazendo para tais projetos também a contribuição de profissionais externos à nossa comunidade. Essas parcerias se baseiam em nossa capacidade de liderança e organização, além de nosso interesse em propor soluções para os problemas crônicos da vida em cidades. Elas envolvem teoria, prática e pesquisa, sendo transversais às nossas divisões internas de organograma.

sesc
campo limpo

Projeto de arquitetura (2015)
Parceria: Serviço Social do Comércio (SP)

Firmada no final de 2015 por meio de nosso Conselho Técnico, nossa parceria com o SESC-SP, visa erguer a unidade definitiva do SESC Campo Limpo. Além do projeto de arquitetura, esse trabalho conjunto envolve atividades de ensino e investigação sócio-cultural. Desde 2015, nosso Seminário Internacional – evento acadêmico anual e gratuito – conta com o apoio do SESC-SP, que abriga nossas discussões abertas e empenha, nessa ação, todo o seu know-how em projetos de cultura e debates.

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Desde 2015 o Seminário Internacional – evento acadêmico, gratuito e anual – conta com a parceria do Sesc São Paulo, com suas discussões abertas ao público em geral contando com a infraestrutura de suas unidades.

Voltado aos estudantes da Escola e aberto a alunos de outras faculdades, arquitetos, além de demais interessados, o Seminário se propõe a complementar e qualificar a formação de estudantes e arquitetos, em projeto urbano. É um evento acadêmico, gratuito, dirigido a toda a comunidade.

Enquanto um dos eventos mais significativos e celebrados na Escola da Cidade, recebe convidados nacionais e internacionais de reconhecido prestígio e organiza conferências e debates abertos ao público, workshops e dinâmicas especiais entre alunos, professores e público interessado, estudando com profundidade temas contemporâneos próximos ao campo da Arquitetura e Urbanismo.

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cic
do imigrante

Projeto de arquitetura (2013-2016)
Parceria: Ministério Público do Trabalho (SP) Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SP)

A convite da Secretaria, desenvolvemos projeto e obra para transformar um conjunto de edifícios ferroviários paulistanos em um Centro de Integração e Cidadania voltado exclusivamente ao atendimento de imigrantes que chegam à cidade. O CIC do Imigrante é hoje referência em acolhimento. O trabalho se deu por convênio firmado entre a Escola da Cidade, o poder público e a empresa Inditex, tendo também o apoio decisivo do Ministério Público do Trabalho (SP).

 

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projeto
contracondutas

Projeto de ensino e pesquisa (2016-2017)
Parceria: Ministério Público do Trabalho (Guarulhos), Universidade Federal de São Paulo e Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Coordenado por equipe transdisciplinar, o projeto teve origem nas ações de combate ao trabalho escravo relativas à construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2013. Entre os parceiros, Escola da Cidade foi encarregada de elaborar pedagogicamente uma ampla pesquisa, uma série de debates e um conjunto de publicações para problematizar o trabalho escravo nas sociedades contemporâneas e sua dramática persistência no âmbito da construção civil.

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Em sua terceira edição, a revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade assumiu um perfil particular e especial: trazer a público através da produção de alunos de graduação, parte das atividades desenvolvidas pelo projeto Contracondutas.

Além das linhas de pesquisa acadêmica propostas pelo projeto Contracondutas, foram convidados a submeter trabalhos para publicação nesse terceiro número outros pesquisadores que de forma direta ou indireta estiveram relacionados à ampla rede do projeto, dentro ou fora do âmbito da Escola da Cidade. Deste modo, este número contou com artigos produzidos por alunos envolvidos nessas linhas de pesquisa, ou relacionados a ela, que passaram, como é de praxe nessa e em outras publicações científicas, pela avaliação não apenas dos editores, mas também de pareceristas. Como grata e almejada novidade, esse número traz também a contribuição de ensaios gráficos, gráfico-textuais e textuais que apresentam de forma diversa e com caráter experimental resultados também provenientes de pesquisas de caráter científico.

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mutirão
parque boa esperança

Assessoria técnica (2017)
Parceria: Movimento Sem Terra Leste 1

Desde 2017, oferecemos assessoria técnica para o MSTL-1, que visa a construção autogestionária de um conjunto habitacional para 260 famílias, em terreno conquistado por meio de edital da Cohab. Nossa relação com esse movimento social tão importante teve início a partir de disciplinas que organizamos para estudos em autogestão, a pedido de nossos estudantes. A assessoria envolve atividades didáticas e de pesquisa.

plataforma
plus

Projeto de ensino e pesquisa (2015-2018)
Parceria: Frédéric Druot Architecture

Ação transversal de pesquisa visando uma transformação participativa do bairro da Vila Buarque, com incremento da cidadania e da qualidade ambiental do lugar. A plataforma foi proposta à Escola pelo premiado arquiteto francês Frédéric Druot, seguindo o espírito dos projetos Plus – projetos de “arquiurbanismo” – criados na Europa por Druot, Anne Lacaton e Jean-Phillipe Vassal com base no uso racional dos recursos físicos e na sensibilidade às demandas dos usuários.

mstc
bienal de chicago 

Projeto artístico-cultural (2019-2020)
Parceria: Bienal de Chicago e Movimento Sem Teto do Centro

Em sua terceira edição, a Chicago Architecture Biennial apresentou a exposição “MSTC – Moradia como Prática de Cidadania”, uma colaboração entre a Escola da Cidade o MSTC, o coletivo O grupo inteiro e uma extensa rede de colaboradores. A mostra contou a história e as ações do movimento, pautadas pela ampliação dos conceitos de “morar” e “direito à cidade”. O trabalho faz nascer o Estúdio 9 de Julho, um projeto político-pedagógico de extensão que permite aos nossos estudantes atuarem em campo em uma zona importante de vulnerabilidade social, a Ocupação 9 de Julho.