A Escola da Cidade, como instituição de ensino, entende que seja necessário propiciar pontos definidos no tempo para que a experiência arquitetônica em sua acepção mais ampla, assim como os encontros interculturais e supra sociais aconteçam. E para isso, precisamos estar no mundo, ser uma escola que viaja, que altera, transforma e torna-se o lugar onde exerce suas atividades.

1. queremos formar arquitetos-exploradores que, à maneira de Mario de Andrade, entendam os significados da alteridade, que saibam colocar-se no lugar do outro e que aspirem formas de identificação intelectual e afetiva com outras pessoas, outras ideias e outras paisagens.

2. queremos formar arquitetos-peregrinos, não propriamente no sentido religioso do termo, mas como os viajantes que procuram, a partir da observação da beleza da paisagem, dos monumentos, da arquitetura, da diversidade cultural, alçarem-se do plano material imediato a um plano espiritual pela via da experiência sensível.

3. queremos formar arquitetos aprendizes, que buscam no exercício de deslocar-se a curiosidade desmesurável que o mundo inspira, transformando assim o movimento numa experiência de erudição e formação.

Pois bem, arquitetura trabalha com o tridimensional e inclui o homem e seu corpo na sua existência. Faz- se necessário, portanto, “penetrar e caminhar” por essas “esculturas escavadas” e o vazio que ela constrói. Como diria Oswald de Andrade, a poesia existe nos fatos; e a arquitetura existirá na experiência – formadora e transformadora – dos homens e mulheres que a experimentarem.

QUINTO ANO

Os alunos do 5ºano desenvolvem outra atividade, denominada Vivência Externa/Aperfeiçoamento, em que optam por desempenhar uma das quatro atividades: Estágio Assistido, Intercâmbio Acadêmico, Pesquisa Assistida ou Ateliê de Obra. Enquanto os estudantes do 6º ano retornam deste período realizado no quinto ano e desenvolvem atividade do Trabalho de Conclusão (TC).

ESTÁGIO ASSISTIDO: A proposta geral do Estágio Assistido é a de proporcionar ao aluno experiências no âmbito da prática da arquitetura e do urbanismo que possam contribuir de maneira significativa para a sua formação. A Escola orienta o aluno, através de um professor responsável, na escolha e no planejamento dessa vivência, a partir dos interesses pessoais e da trajetória acadêmica de cada um.

INTERCÂMBIO ACADÊMICO: A proposta geral do Intercâmbio Acadêmico é a de oferecer ao aluno a possibilidade de experimentar, durante todo um semestre, outros modelos de ensino da arquitetura bem como vivenciar diferentes realidades sociais e urbanas. Com esse objetivo a Escola construiu, e continua ampliando, uma extensa rede de instituições conveniadas.

PESQUISA ASSISTIDA: O objetivo geral da modalidade Pesquisa Assistida é oferecer ao aluno a possibilidade de desenvolver, com maior profundidade, o estudo e a pesquisa de temas de seu interesse que só podem ser viabilizados neste momento da sua formação. O aluno deverá elaborar um projeto de pesquisa que possa ser iniciado e concluído num período de 04 a 06 meses.

ATELIÊ DE OBRA: O objetivo geral do Ateliê de Obra é oferecer ao aluno a possibilidade de participar do desenvolvimento do projeto e da execução de uma obra de pequeno porte, permanente ou temporária, através de um processo que possa ser iniciado e concluído num período de 04 a 06 meses. O aluno que optar pelo Ateliê de Obra deverá integrar uma equipe de trabalho constituída de alunos e professores coordenadores.