sentido pelo fazer

Na Fábrica–Escola os conhecimentos ganham forma através dos projetos desenvolvidos pelos alunos e professores, dando sentido ao que se aprende pelo que se faz. Além de entender as fórmulas e conteúdos, os alunos têm a oportunidade de construir, aplicar e ver os conceitos na prática, ampliando as formas de compreensão da sociedade que queremos.

trinta temas, cinco projetos

O projeto pedagógico elege 30 temas a serem discutidos em seus cinco eixos. Distribuídos pelos seis semestres, essa organização permite que os alunos se envolvam em cinco projetos simultâneos, permitindo um mergulho profundo nas temáticas e um maior número de perspectivas sobre estes assuntos. Os temas, por sua vez, buscam partir de propostas de enfrentamento à máquina colonial, passando por diferentes cosmovisões, procedimentos e questões que se conectam aos desafios teóricos-práticos dessa geração.

possibilidade de errar

Sem provas ou listas de exercícios, o rigor do aprendizado está no desenvolvimento dos projetos, tendo tempo para errar, refletir e refazer. O acompanhamento da experiência dos alunos é feito através de um sistema de cartografias de aprendizagem, que registram para os professores, responsáveis e, principalmente, para os alunos, quais procedimentos, linguagens e conceitos ele já acessou e por onde ele ainda pode caminhar.

mediação pelo afeto

O processo de ensino e aprendizagem na Fábrica–Escola passa necessariamente por mobilizar os afetos dos alunos. Incentivar esses adolescentes em direção a suas responsabilidades, para que reconheçam-se como agentes no mundo. A mediação dos conflitos que emergem do uso dos espaços e das relações se dá através de um núcleo formado pelos responsáveis, professores e direção. Acreditamos na justiça restaurativa.