A Escola da Cidade realiza anualmente o Seminário Internacional, voltado aos estudantes da Escola e aberto a alunos de outras faculdades, arquitetos, além de demais interessados. O Seminário se propõe a complementar e qualificar a formação de estudantes e arquitetos, em projeto urbano.

É um evento acadêmico, gratuito, dirigido a toda a comunidade, com realização de palestras e workshops em conjunto com tradicionais instituições de ensino e renomados escritórios de arquitetura parceiros na organização. Já participaram do evento vários arquitetos convidados de países diversos, como Itália, China, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Dinamarca, Áustria, Portugal, entre outros.

O Seminário Internacional é um dos eventos mais significativos e celebrados na Escola da Cidade, pois uma vez ao ano, durante uma semana, a Faculdade recebe convidados nacionais e internacionais de reconhecido prestígio e organiza conferências e debates abertos ao público, workshops e dinâmicas especiais entre alunos, professores e público interessado, estudando com profundidade um tema contemporâneo.

Desde 2015, o evento passou a contar com a parceria do Sesc São Paulo.

edições anteriores

2023

17º seminário internacional da escola da cidade e sesc são paulo debate os usos dos edifícios da metrópole

Em diálogo com a Universidade Autônoma de Lisboa e apoio do Consulado de Portugal em São Paulo/Instituto Camões, evento ocorre de 6 a 12 de Maio e retoma o formato presencial

O Seminário Internacional representa, hoje, um dos eventos mais significativos promovidos pela Escola da Cidade. Anualmente, durante uma semana, convidados e convidadas nacionais e internacionais, de reconhecido prestígio, são reunidos em conferências, debates, workshops e dinâmicas que convocam estudantes, professores e público a refletir e trabalhar a partir de temas contemporâneos. Em 2023, o evento chega a sua 17º edição, em parceria com o Sesc São Paulo desde 2015, sob o título Tanto Mar – Ocupar, Transformar e Morar. Uma contribuição da arquitetura portuguesa para novas formas de viver na metrópole. O evento é organizado pelos coordenadores do curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, Alvaro Puntoni e Fernando Viégas, com os assistentes Ana Paula de Castro e Joaquin Gak.

Estabelecido desde 2009, o curso promoveu uma imensa rede de conhecimentos específicos sobre diferentes países da América, alimentando uma ampla comunidade com interesses comuns sobre formação e identidade americanas. A partir dessas relações, que muitas vezes expandem o território continental americano, Portugal é, notadamente, um dos países cruciais na conformação da América atual. Pensando neste cruzamento, a Universidade Autônoma de Lisboa é convidada para o 17º Seminário Internacional. Serão dias de palestras abertas ao público, visitas e oficinas de projeto, integradas por professoras e professores das duas faculdades, com foco no desenvolvimento de projetos específicos.

A arquitetura está relacionada à ação. É uma atividade propositiva por definição. Portanto, imaginar o futuro é matéria-prima do trabalho de arquitetas e arquitetos. Mas a arquitetura fala também sobre algo pré-existente, parte do “mundo real”. Por isso, o tema do exercício de projeto no workshop terá como foco os espaços vazios e deteriorados do centro de São Paulo, tanto públicos como privados, que não respondem à sua função social urbana.

As novas propostas de reuso e redesenho destes lugares primordiais na cidade, em conjunto, devem suscitar debates para uma renovação dos bairros centrais a partir de uma aproximação sensível e holística, atenta ao balanço entre aspectos físicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais, promovendo uma revisão da forma consumista e irresponsável da construção das cidades. A seleção desses espaços foi feita com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, e contou ainda com a Savoy Construtora e Imobiliária.

O 17º Seminário Internacional Tanto Mar – Ocupar, Transformar e Morar. Uma contribuição da arquitetura portuguesa para novas formas de viver na metrópole, acontece de 6 a 12 de maio de 2023, no Sesc 24 de Maio. Entre os arquitetos e arquitetas portugueses confirmados, estão Manuel Aires Mateus, Inês Lobo, João Belo Rodeia, Bárbara Silva, Ricardo Bak Gordon, Sofia Pinto Basto e Ricardo Carvalho. Teremos ainda a presença dos debatedores Marta Bogea (arquiteta), José Guilherme Magnani (antropólogo) e Raul Juste Lores (jornalista) nas palestras abertas.

 

2021

XVI SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Cidades em debate: olhares e práticas contemporâneas

Com o tema Cidades em Debate: olhares e práticas contemporâneas, esta edição buscou estimular olhares para a cidade e entender as diferentes camadas e tramas que constituem sua complexidade, além de trazer a discussão sobre a necessária revisão dos modos de intervir e de atuar na cidade. A partir das perguntas ‘Como ver a cidade?’, ‘Como reconhecer a cidade?’ e ‘Como projetar a partir da cidade?’, o evento propôs a reflexão sobre práticas sociais e ambiente construído, em uma programação que recebeu nomes como Paola Viganò, Joice Berth, Tatiana Bilbao e Regina Meyer.

2020

XV SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Espaços para respirar: projetos para São Paulo

Em uma das cidades mais atingidas pela pandemia de Covid-19 do país e diante da sufocante crise socioambiental que assola o mundo e o nosso tempo, como arquitetas, arquitetos e urbanistas podem se posicionar e, efetivamente, agir contra a asfixia generalizada e pelo direito fundamental de respirar, de existir e de habitar a Terra?

A partir desta indagação iniciamos o segundo semestre de 2020, abrindo as atividades do novo Estúdio Transversal com o XV Seminário Internacional da Escola da Cidade nos dias 04, 05 e 06 de agosto às 18:00, com debates entre os convidados Ailton Krenak, Wellington Cançado, Marta Maccaglia, Jose Gomez, Sandra Iturriaga e Lukas Fuster.

2019

XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Ainda o direito à cidade

A 14ª edição do Seminário Internacional  discutiu a ideia do direito à cidade em nossas cidades contemporâneas, 50 anos depois de o conceito ter sido evocado pela primeira vez pelo filósofo Henri Lefebvre, em seu livro ‘Le Droit à la ville’ (1968).

Na América Latina e no Brasil essas discussões ganharam corpo nas décadas de 1970 e 1980, em plena ditadura militar. O conceito foi amplamente aceito e, atualmente, figura tanto na Constituição Federal, quanto no Estatuto da Cidade.

Formalmente, o direito à cidade está assegurado. A realidade, no entanto, resiste a incorporar o conceito que carece, urgentemente, de alguma aplicação prática.

O Seminário Internacional foi realizado em parceria pela Escola da Cidade, Sesc São Paulo e Arq.Futuro.

2018

XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Arquitetura é forma de conhecer

A 13ª edição do Seminário Internacional coordenado pelas professoras
Cristiane Muniz e Maria Rios discutiu a interpretação e produção do espaço urbano como parte essencial da aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo. Uma reflexão sobre a especificidade do olhar do arquiteto perante o ambiente construído e sua relação com outros olhares. A leitura e interpretação da cidade como forma de conhecer o homem, a arte, a técnica, a história. Conhecer como ação que possibilita a realização de uma proposta.

“Arquitetura é forma de conhecer” propôs o ateliê de projetos Reconhecer São Paulo
pelo Estúdio Vertical de 2017, da Escola da Cidade, que consolidou uma pesquisa urbana e arquitetônica coletiva e interdisciplinar.

O resultado dessa produção coletiva foi o ponto de partida para o workshop
“Arquitetura é forma de conhecer”, uma espécie de plataforma para o diálogo entre
os convidados do Seminário e a comunidade da Escola da Cidade, capaz de abrir caminho para um laboratório de propostas para São Paulo.

Essa edição contou com os convidados internacionais: Solano Benitez (Paraguai), Alexis Schachter (Argentina), Loreto Lyon e Alejandro Beals (Chile), Inês Lobo (Portugal), Lucía Hollman e Agustín Moscato (Argentina), Daniel Moreno Flores (Equador), Mauricio Rojas (Colombia), Jorge Figueira (Portugal), Patricia Llosa (Peru), Benno Albrecht (Itália), Manuel Cervantes Céspedes (México), Edgar Mazo (Colombia).

2017

CONTRA – SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Condutas: Políticas da arquitetura e trabalho escravo na contemporaneidade 

A Escola da Cidade e o Sesc São Paulo promoveram em 2017, o “Contra – Seminário Internacional – Condutas: Políticas da arquitetura e trabalho escravo na contemporaneidade”, evento concebido pelo projeto Contracondutas realizado
nas unidades Belenzinho, Bom Retiro e Campo Limpo, e também na sede da
Escola da Cidade.

Nos cinco dias de evento, especialistas de oito países se reuniram para discutir suas pesquisas em quatro painéis temáticos, mediados por professores da Faculdade e uma conferência inédita. O evento se encerrou com exposição Contracondutas e o lançamento do número 3 da publicação Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade – Especial Contracondutas.

2016

XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Espaço Livre na Cidade

O XI Seminário Internacional ‘Espaço Livre na Cidade’, realizado em 2016 foi resultado da parceria entre a Escola da Cidade e o Sesc São Paulo. O evento reuniu profissionais do Chile, EUA, Dinamarca, Colômbia, Turquia e Brasil para debater experiências de ocupação de espaços urbanos disponíveis para o usufruto do tempo livre.

Com a proposta de identificar possibilidades concretas para a constituição de novos espaços públicos, bem como pensar as diferentes formas ou perspectivas de ver e compreender seus significados, o tema ‘Espaço Livre na Cidade’ foi uma continuidade do Seminário de 2015, que trabalhou a temática ‘Tempo Livre na Cidade’ – quando foram discutidas as formas e meios de construção da apropriação deste espaço do lazer em nossas cidades – e reforça a parceria entre estas duas instituições tão atuantes na urbe de São Paulo.

Além de ser um ponto de ação das instituições, Campo Limpo foi também o primeiro local a receber atividades do Seminário que, refletindo sobre a ocupação do espaço urbano, propôs realizar-se em diferentes locais e bairros, como Sesc Campo Limpo, Sesc Consolação, Sesc Pompeia e Escola da Cidade – além do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, onde ocorreram encontros preparatórios para o evento -, alimentando o debate junto aos convidados internacionais e nacionais sobre as particularidades do espaço livre da metrópole.

2015

X SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Tempo Livre na Cidade 

O X Seminário Internacional “Tempo Livre na Cidade”, realizado em 2015 foi o primeiro feito em parceria com o SESC-SP. Diferentemente das outras edições, as palestras foram realizadas em unidades do SESC (Bom Retiro, Consolação e Vila Mariana) e as discussões acerca o tempo livre em nossas cidades estavam abertas ao público em geral.

Além de arquitetos foram convidados sociólogos, artistas, cineastas que realizaram palestras sobre o tema do seminário.

Simultaneamente ao seminário foi realizado, no período matutino, um Workshop Internacional com os alunos e professores da Ecole Speciale d’Architecture – ESA
de Paris, que estava em São Paulo para celebrar o convênio que foi estabelecido entre as Escolas.

2014

IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA ESCOLA DA CIDADE – HABITAÇÃO – INFRAESTRUTURA, ESPAÇO PÚBLICO E GESTÃO

O IX Seminário Internacional da Escola da Cidade foi desenvolvido em 2014 a
partir de um conjunto de palestras e debates sobre o tema da habitação no centro de São Paulo.

Pretendeu discutir de forma aprofundada a construção da habitação como uma questão Inter setorial, pensada na articulação da construção e transformação da cidade, relacionando-a com os projetos de infraestrutura, espaços e equipamentos públicos, incluindo discussões sobre a gestão urbana e a participação dos moradores nos projetos, de maior ou menos escala, procurando contribuir para a formação uma nova cultura nos processo de planejamento e projetos urbanos.

2013

VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROJETO URBANO – HIDROANEL METROPOLITANO DE SÃO PAULO

O VIII Seminário Internacional de Projeto Urbano procurou aprofundar o estudo do potencial transformador do Hidroanel Metropolitano, principalmente no que se refere às possibilidades de desenvolvimento urbano a partir da compreensão do conceito de uso múltiplo das águas e do acesso público às suas margens, o que possibilitaria a criação de um espaço público estruturador e fundamental à cidade.

Para este Seminário, a Escola da Cidade convidou arquitetos estrangeiros, de países como Itália, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Dinamarca e Portugal. Os arquitetos e estudantes da trabalharam em conjunto com os arquitetos convidados ao longo de uma semana.

O VIII Seminário Internacional teve o apoio do Grupo Metrópole Fluvial (FAUUSP), e contou com a participação da Facultad de Arquitectura Diseño y Urbanismo de Buenos Aires (Argentina), Escuela de Arquitectura da Universidad de Talca (Chile), Universidad EAFIT (Colômbia), Università Iuav di Venezia (Itália), Universidad de Lleida (Espanha), Universidade Hochschule Konstanz (Alemanha), Royal Danish Academy of Fine Arts – School and Architecture (Dinamarca), Università di Sassari (Itália), Universidad Mayor (Chile), Universidad Finis Terrae (Chile) e, ainda, do Escritório de Arquitetura Al Borde (Equador).

edições realizadas

  • 2003 – I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROJETO URBANO – Oficina da Cidade (de 29.09 a 04.10)
  • 2006 – II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROJETO URBANO – Encontro dos Rios (de 17 a 22.04)
  • 2007 – III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROJETO URBANO – A Cidade e seus Narradores – Oficina Mir(í)adas – Arquitetura, Arte e Cidade (de 1 a 5 de outubro)
  • 2009 – IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROJETO URBANO – Baixada do Glicério (de 3 a 10 de outubro)
  • 2010 – VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROJETO URBANO – ESPAÑA NA CIDADE (de 10 a 16 de abril)
  • 2011 – VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROJETO URBANO – Habitação e Educação na Cidade Contemporânea (de 2 a 9 de abril)
  • 2012 – VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Área Tiquatira 2 (de 25 a 31 de março)
  • 2013 – VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROJETO URBANO – HIDROANEL METROPOLITANO DE SÃO PAULO (de 8 a 12 de abril)
  • 2014 – IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA ESCOLA DA CIDADE – HABITAÇÃO – INFRAESTRUTURA, ESPAÇO PÚBLICO E GESTÃO (de 30 de março a 04 de abril)
  • 2015 – X SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Tempo Livre na Cidade (parceria do Sesc São Paulo) – (de 23 a 27 de março)
  • 2016 – XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL Espaço Livre na Cidade (parceria com o Sesc São Paulo) – (de 11 a 15 de abril)
  • 2017 – CONTRA – SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Condutas: Políticas da arquitetura e trabalho escravo na contemporaneidade (parceria com o Sesc São Paulo) – (de 4 a 8 de abril)
  • 2018 – XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Arquitetura é forma de conhecer (parceria com o Sesc São Paulo) – (de 24 de fevereiro a 02 de março)
  • 2019 – XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Ainda o direito à cidade (parceria com o Sesc São Paulo) – (de 16 de fevereiro a 23 de fevereiro)
  • 2020 – XV SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Espaços para respirar: projetos para São Paulo
  • 2021 – XVI SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Cidades em debate: olhares e práticas contemporâneas