Conselho Científico
O Conselho Científico é o órgão responsável junto à Associação Escola da Cidade pelo desenvolvimento de todas as ações que envolvem a Pós-Graduação, atividades de Pesquisa e o oferecimento de Cursos Livres (extensão). Ao Conselho Científico compete, portanto, coordenar e propor ações e projetos com objetivo de desenvolver e fomentar a capacidade de investigação científica tanto docente quanto discente, e promover a integração entre graduação, pós-graduação e extensão visando o desenvolvimento pleno de atividades de pesquisa e construção de novos conhecimentos junto à instituição. Formalmente, as atividades de apoio e realização de pesquisa estão estruturadas em três frentes: Programa de Iniciação Científica (voltado para a graduação); Plataformas de Pesquisa (voltadas à articulação de redes a partir do corpo docente); Periódicos Acadêmicos (da graduação e pós-graduação).
(Saiba mais sobre a plataforma de arquitetura e biosfera)
É responsabilidade do Conselho Científico, junto aos demais conselhos da Escola da Cidade, propor políticas e ações, articular e analisar novas propostas, propiciar as condições necessárias e acompanhar o desenvolvimento dos cursos de pós-graduação, das atividades de Pesquisa e de Cursos Livres.
O Conselho Científico possui a seguinte composição:
Diretoras: Marianna Boghosian Al Assal e Anália Amorim
Coordenadora de Pesquisa: Sabrina Fontenele
Estagiária: Bruna Bonfim
Coordenadoras do Curso de Pós-Graduação Arquitetura, Educação e Sociedade: Maira Rios e Ana Carolina Tonetti
Coordenadores do Curso de Pós-Graduação Cidades em disputa – pesquisa, história e processos sociais: Amália dos Santos, Glória Kok e Pedro Lopes
Coordenadores do Curso de Pós-Graduação Conceber e Construir: Anália Amorim, Roberto Pompéia e Valdemir Lúcio Rosa
Coordenadores do Curso de Pós-Graduação Design gráfico e a cidade: Celso Longo e Daniel Trench
Coordenadores do Curso de Pós-Graduação Geografia, Cidade e Arquitetura: Alvaro Puntoni e Fernando Viégas
Coordenadores do Curso de Pós-Graduação Habitação e Cidade: Luis Octavio de Faria e Silva, Ruben Otero e Maria Teresa Fedeli
Coordenadores do Curso de Pós-Graduação Mobilibade – suas lógicas e escalas: Marta Maria Lagreca de Sales, Pablo Hereñú e Pedro Manuel Rivaben de Sales
Mais informações:
pesquisa@escoladacidade.edu.br
pós-graduação
Existente desde 2008, a Pós-Graduação da Escola da Cidade caracteriza-se pelo oferecimento de cursos lato sensu e organiza-se a partir da temática geral e abrangente “Civilização América: um olhar através da Arquitetura”. A Pós-Graduação conta atualmente com quatro cursos regulares: Habitação e Cidade,Geografia, Cidade e Arquitetura, Arquitetura, Educação e Sociedade e Mobilibade – suas lógicas e escalas.
pesquisa
As ações de Pesquisa desenvolvidas na Escola da Cidade compõem múltiplas e diversificadas estratégias que se articulam por meio do Conselho Científico. Compõem esse arcabouço o Programa de Iniciação Científica, bem como plataformas, convênios e outras modalidades de pesquisa atreladas a órgãos públicos de fomento ou de caráter aplicado desenvolvidas por alunos e professores.
As pesquisas desenvolvidas na Escola da Cidade começam a diversificar suas estratégias de fomento, passando a contar de forma gradual, mas regular com financiamentos – tanto para pesquisas docentes quanto de iniciação científica – provenientes de órgãos estadual – FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) – e federal – CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) – de incentivo à pesquisa.
programa de iniciação científica
Proveniente das ações de pesquisa desenvolvidas por alunos da graduação junto ao Núcleo de Pesquisa desde 2008, o Programa de Iniciação Científica passou em 2015 a integrar o Conselho Científico e se organiza atualmente a partir de três modalidades de pesquisa científica desenvolvidas por alunos de graduação, sempre com orientação de professores qualificados para tanto e com financiamento da Escola da Cidade ou de órgãos externos de financiamento: iniciação científica, pesquisa experimental e vivência externa em pesquisa / pesquisa aplicada. Como parte de suas atividades regulares, o Programa de Iniciação Científica possui ainda duas instâncias de discussão e extroversão das pesquisas realizadas: a Jornada de Iniciação Científica da Escola da Cidade – realizada anualmente desde 2009; e os Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade – periódico de caráter científico. Atrelado ao Conselho Científico, o Programa de Iniciação Científica da Escola da Cidade vem crescendo a cada ano. Desde 2008, quando o edital abriu as primeiras duas vagas de pesquisa foram desenvolvidas mais de 60 pesquisas – número que demonstra a consolidação da investigação acadêmica na Escola.
O Programa de Iniciação Científica da Escola da Cidade conta atualmente com 12 bolsas de pesquisa anualmente financiadas pela própria instituição – fato raro para uma instituição particular, talvez único em proporção ao número de alunos – e igualmente distribuídas em três modalidades – iniciação científica, pesquisa experimental e pesquisa aplicada / vivência externa em pesquisa. As bolsas significam um valor mensal pago a estudantes para o desenvolvimento sério e comprometido de atividade de pesquisa em um regime de 20hs semanais, em horários não conflitantes com suas atividades discentes, durante um período de 6 (pesquisa aplicada / vivência externa em pesquisa) ou 12 (iniciação científica e pesquisa experimental) meses. Os alunos são sempre acompanhados de maneira próxima por um professor orientador, responsável pela condução teórico-metodológica da pesquisa. A oportunidade de recebimento dessas bolsas é disponibilizada aos alunos anualmente por meio de editais de seleção com critérios previamente divulgados e atinentes às atividades de pesquisa de forma geral e às especificidades de cada modalidade.
cursos livres
É responsabilidade do Conselho Científico definir os procedimentos pertinentes, acolher, analisar e, junto com o Conselho Escola, aprovar a realização de Cursos Livres na Escola da Cidade. Entende-se como Cursos Livres, cursos de extensão, de caráter extracurricular e abertos a participação de todos os interessados.