Lançamento América – Revista de Pós Graduação da Escola da Cidade #2 e conversa com Patti Anahory – “Atlântico: trânsitos, memórias e perspectivas” – Escola da Cidade

Carregando Eventos

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

julho 15, 2020 @ 6:00 pm - 8:00 pm

Livre

Conversa com Patti Anahory – “Atlântico: trânsitos, memórias e perspectivas”

Articulada às questões deste segundo número a conversa entre a arquiteta cabo-verdiana Patti Anahory e as editoras da revista, Marianna Al Assal e Maira Rios, procura discutir a construção de identidades por meio da leitura de paisagens urbanas e os deslocamentos e produção de conhecimento no campo da arquitetura e do urbanismo entre América e África na atualidade. A ocasião celebra, ainda, o lançamento da 9ª edição da Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade.

Patti Anahory, arquiteta pelo Boston Architectural College e mestre em arquitetura pela Princeton University, recebeu o Rotch Traveling Scholarship tendo sido a segunda mulher a ser premiada em 113 anos do concurso e a primeira laureada e a escolher viajar para a África Subsaariana. Entre 2009 e 2012, foi Diretora Fundadora do CIDLOT, um centro de pesquisa aplicada multidisciplinar na Universidade de Cabo Verde. Atualmente contribui junto à Universidade de Joanesburgo (África do Sul) e Namibia University of Science and Technology. Em 2011, co-fundou “Storia na Lugar”, coletivo de arte interdisciplinar, atualmente um ateliê profissional, que propõe uma compreensão crítica das dinâmicas urbanas, arquitetura e multimídia.

Revista América #2 – Lançamento

Publicação periódica do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, a América é composta em três seções – artigos científicos inéditos, projetos não construídos (ambos submetidos à avaliação cega por pares) e o dossiê temático, um canal de extroversão das discussões promovidas pelos cursos de Pós-Graduação da Escola da Cidade.

Esse segundo número, é aberto pelo dossiê “Atlântico: trânsitos, memórias e perspectivas” que coloca questões para o debate crítico das relações passadas presentes e possivelmente futuras entre a América, a África e a península Ibérica através das obras e atuação de Rosana Paulino, Jaime Lauriano, Cildo Meireles (entrevistado por Diego Matos); das leituras histórico-metodológicas de Maria Luiza Ferreira de Oliveira, Pedro Puntoni,  Stella Zagatto Paterniani, Fernando Atique; e das proposições arquitetônicas de Paulo David.

As seções de livre submissão trazem ainda reflexões sobre a leitura da paisagem e da profissão de arquitetos, assim como projetos elaborados para Brasília (Bak Gordon Arquitectos), Osorno (Talhouk + Arquitectos Asociados), Lisboa (Inês Lobo Arquitectos) e Regiões Amazônicas (Estudio Flume). Articulada às questões deste segundo número a conversa entre Patti Anahory e as editoras da revista procura discutir a construção de identidades por meio da leitura de paisagens urbanas e os deslocamentos e produção de conhecimento no campo da arquitetura e do urbanismo entre América e África na atualidade.

Data:
julho 15, 2020