sobre o livro: Um guia de arquitetura de São Paulo: doze percursos e cento e vinte e quatro projetos, organizado pelo arquiteto e professor Fabio Valentim, traz uma seleção de obras relevantes na história recente da arquitetura moderna paulistana e seus desdobramentos. O lançamento contará com uma roda de conversa com Lorenzo Mammi, Marta Bogéa e o organizador no auditório da livraria WMF Martins Fontes Paulista, dia 19/11, 19h.

“Poucas cidades no mundo dispõem de um acervo de edifícios modernos tão rico como o de São Paulo. De obras públicas a residências, grandes criações arquitetônicas se espalham por sua mancha urbana, mas podem passar despercebidas por olhares que se perdem no aglomerado de prédios. Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Rino Levi e Paulo Mendes da Rocha são apenas alguns dentre tantos importantes arquitetos que aqui construíram.

A partir de uma significativa amostragem de 124 construções – cuja diversidade abarca parques, escolas, conjuntos habitacionais, torres comerciais e outros projetos das mais variadas funcionalidades – este guia apresenta 12 roteiros que não se limitam às áreas centrais, contemplando também obras de zonas periféricas e mesmo de municípios vizinhos. Incorporando ainda construções mais recentes, mas já suficientemente reconhecidas, ele nos convida a conhecer a cidade em sua larga extensão e, assim, compreender a complexidade de sua escala e admirar sua diversidade.” (Valentim)

Os verbetes sobre as obras foram escritos por professores da Escola da Cidade e as imagens feitas por fotógrafos profissionais, ex-alunos e estudantes. Na abertura, um pequeno ensaio fotográfico de Lalo de Almeida apresenta São Paulo e seus moradores a partir dos percursos sugeridos.

Para viabilizar este projeto e reunir este material, é importante mencionar o apoio de professores, alunos e ex-alunos, funcionários e simpatizantes da Escola. Este livro também celebra a primeira parceria com a WMF Martins Fontes, editora que sempre teve participação fundamental na publicação de obras de arquitetura no país.

Sobre o organizador: Fabio Valentim, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1995), é professor de projeto na Escola da Cidade, coordenador editorial da Editora Escola da Cidade e sócio do escritório UNA Arquitetos.

Título: Um guia de arquitetura de São Paulo: doze percursos e cento e vinte e quatro projetos;
Organizador: Fabio Valentim
Edição: Coedição WMF/Escola da Cidade