Conciliação, regressão e cidade

Em uma releitura da cidade, o autor faz uma análise critica sobre a não punição da ditadura militar brasileira (1964-84) e seus resquícios em São Paulo hoje em dia, discorrendo sobre o marco simbólico que é o Minhocão (Elevado Costa e Silva). Resultado das dinâmicas políticas na cidade na época, o autor critica a existência do elevado, resultado dos incentivos à indústria automobilística à época da ditadura, e discorre sobre os efeitos urbanos e sociais causados a partir da sua construção.  Tales Ab’Sáber faz essa regressão para momentos chaves da consolidação urbana que demonstram como as escolhas de alguns refletem no futuro do país e na consolidação de discursos conservadores atuais.

Sobre o autor: Tales Ab’Sáber é psicanalista e escritor. Após dois anos no curso de Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, entrou, em meados da década de 1980, no curso de Cidade da Escola de Comunicações e Artes da USP, e posteriormente entrou para o curso de Psicologia também pela Universidade de São Paulo. Realizou seu mestrado – A imagem fria – crise do sujeito no cinema paulista nos anos 80, e teve como realizações profissionais a prática de um documentário, outras publicações escritas e se tornou professor de Filosofia da Psicanálise  no curso de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo.

Título: Conciliação, regressão e cidade – coleção Outras Palavras
Autor: Tales Ab’Sáber