Carolina Maria de Jesus: literatura e cidade em dissenso
Fernanda Miranda disserta sobre a vida e obra de Carolina Maria de Jesus, uma autora singular na história literária do século XX. Além de mostrar a figura marginalizada de Carolina, uma mulher negra e favelada, apresenta um livro que desconstrói a imagem do exotismo da favela e a revela como uma escritora que transgride sua temporalidade e perdura até os dias de hoje.
Miranda recorre a releituras da obra de Carolina, mostrando o impacto de seus livros em obras contemporâneas.
Este texto foi produzido a partir de um debate entre Fernanda Miranda e Gabriela Leandro Pereira no dia 23 de maio de 2017 durante aula de Fundamentos Socioeconômicos do professor Pedro Lopes. Contou com a mediação de Arthur Santoro e apoio da Escola da Cidade.
Sobre a autora: Fernanda R. Miranda é professora e atualmente aluna de doutorado pela Universidade de São Paulo, com pesquisa em torno das romancistas negras brasileiras. Possui bacharelado em Letras pela USP e mestrado na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP). É autora da dissertação “Carolina Maria de Jesus: experiência marginal e construção estética” (2013). Dá cursos de formação, palestras e oficinas sobre literatura negra, autoria feminina, sistema literário e racismo, (in)visibilidade de autoras negras, e as políticas de silenciamento do cânone.
Título: Carolina Maria de Jesus: literatura e cidade em dissenso – coleção Outras Palavras
Autora: Fernanda R. Miranda
Ano: 2017 | 1ª edição
Nº de páginas: 72
Dimensões: 12x18cm
ISBN: 9788564558311
Preço: R$18,00