O Conselho Científico da Escola da Cidade, com parceria de fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), abre inscrições para concessão de 20 bolsas integrais para o curso de pós-graduação Habitação e Cidade. A ação faz parte da realização da proposta “Contra-Narrativas: Projeto de Orientação Popular e Capacitação Profissional para ATHIS em contextos urbanos consolidados na Favela do Haiti, no bairro da Vila Prudente”, referente ao Termo de Fomento Nº 017/2022 – CAU/SP.
Serão 20 bolsas integrais voltadas a graduados em Arquitetura e Urbanismo que, ao integrarem o projeto, terão treinamento e capacitação para atuação em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). A participação resultará em certificado de especialização na pós-graduação lato sensu Habitação e Cidade, um dos sete cursos do programa de pós-graduação da Escola da Cidade, criado em 2009.
Os requisitos mínimos para concorrer às bolsas são:
– Graduação completa em Arquitetura e Urbanismo;
– Disponibilidade para participação nas aulas do curso (formato remoto síncrono) e ações do projeto (presencial, na cidade de São Paulo);
– Responsabilidade quanto aos compromissos assumidos no que se refere ao processo de plano/projeto na Favela do Haiti, compromissos que incluem, mas não se limitam, a reuniões de planejamento, atividades, produção de materiais, entre outros.
Também são bem-vindos conhecimentos em edição de vídeo, produção de texto, design gráfico e conteúdo para mídias sociais, criação de site, além de habilidades em desenho de arquitetura, produção cartográfica e produção de maquetes (físicas e virtuais). A bolsa custeará a especialização e não oferece apoio financeiro adicional. O deslocamento para a comunidade Favela do Haiti, que fica próxima a estação de metrô, bem como alimentação nos dias de trabalho de campo, serão por conta do estudante.
O curso ocorre de fevereiro a dezembro de 2023, com aulas às quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h, atividades em alguns sábados (período integral) e uma semana intensiva no mês de julho. A carga horária total da participação inclui 360h do curso Habitação e Cidade (cujo certificado de especialização será recebido pelo bolsista quando da avaliação do relatório individual de cunho científico) e 60h adicionais ao longo do ano dedicadas à realização das atividades relacionadas ao processo participativo na Favela do Haiti.
A seleção ocorre em duas etapas:
1) Inscrições até 17/2 por meio do envio de carta de interesse para: habitacidade@escoladacidade.edu.br
Descreva suas habilidades, porque gostaria de fazer parte do projeto e suas expectativas de aprendizado.
2) Seleção e entrevistas nos dias 23 e 24/2.
O início da participação no projeto está previsto para 27/2, quando ocorrerá a assinatura do contrato de concessão de bolsas e a primeira reunião de planejamento.