O livro “Arquiteturas contemporâneas do Paraguai” do coletivo Goma Oficina, em coedição da Romano Guerra Editora e Editora Escola da Cidade, foi premiado na 62ª no Prêmio Jabuti, na categoria Projeto Gráfico.
Com textos críticos e uma seleção de 29 projetos, a publicação bilíngue apresenta uma produção plural de arquitetos paraguaios, marcada pela pesquisa e inventividade no uso de materiais e métodos construtivos, frente ao contexto histórico próprio do país.
[minuto da premiação em vídeo – 1:12:12 / 1:13:45]
Prêmio Jabuti 2020 – Projeto Gráfico
1º Lugar – Título: Arquiteturas contemporâneas do Paraguai | Responsável: André Stefanini, Ana David, Christian Salmeron, Maria Cau Levy | Editora(s): Romano Guerra Editora, Editora Escola da Cidade
SOBRE O LIVRO
Ao falar do Paraguai muitos brasileiros associam imediatamente o país a ideias como contrabando, produtos falsificados e também à Guerra da Tríplice Aliança. No Brasil, pouco se sabe sobre a realidade desse vizinho, que tem belas paisagens, uma cultura bem característica e uma população de cerca de 6,5 milhões de pessoas que falam as duas línguas oficiais, espanhol e guarani. O livro Arquiteturas contemporâneas no Paraguai, tenta desconstruir esse imaginário preconceituoso e negativo ao revelar a riqueza e inventividade das construções contemporâneas realizadas por uma nova geração de arquitetos paraguaios. Também se propõe a fazer uma análise da história do país e do seu desenvolvimento, muito marcado pela influência de sucessivos governos brasileiros. A publicação bilíngue (português-espanhol) apresenta uma seleção de obras marcadas pela experimentação construtiva e muita criatividade, utilizando materiais básicos: tijolos, concreto e vidro. Com apenas esses recursos, as obras de arquitetos como Solano Benitez e Javier Corvalan têm alcançado grande destaque na arquitetura mundial. Com textos críticos e uma seleção de 29 obras, o livro, organizado pela Goma Oficina, propõe um novo olhar ao país, seu território e cidades, abordagem que pode ajudar muito a pensar o futuro (e presente) das cidades brasileiras, já que toda essa geração de profissionais vem encontrando soluções criativas aos desafios sociais e urbanos locais. Podem ser também referências para a solução dos problemas urbanos do Brasil, em geral muito semelhantes.
Acesse a página da Editora e saiba mais sobre a publicação: Arquiteturas Contemporâneas do Paraguai – Goma Oficina (org.)