SOBRE A JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ESCOLA DA CIDADE
A Jornada de Iniciação Científica da Escola da Cidade tem se firmado como espaço de apresentação de pesquisas realizadas por estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo (e áreas afins) oriundas tanto da Escola da Cidade como de outras universidades, faculdades e escolas. Neste momento, abrimos chamada para pesquisadoras e pesquisadores com interesse em enviar, até o dia 24/03, trabalhos para o evento, que ocorre de 06 a 08 de maio de 2024, em formato híbrido.
A partir das pesquisas desenvolvidas pelo corpo discente da Escola da Cidade, nas três frentes de trabalho praticadas ‒ pesquisa aplicada, pesquisa experimental e iniciação científica ‒, foram estabelecidos seis eixos temáticos, que servirão para organizar a avaliação dos trabalhos e orientar a formulação das mesas do evento:
Cidade e paisagem
A relação entre diferentes paisagens, seus limites, agenciamentos, crises, conflitos, pressupostos e as possibilidades que se aventam, é o objeto de reflexão deste eixo temático. Pretende-se acolher trabalhos e contribuições das diversas áreas que estejam tematizando e atualizando tais questões, visando fornecer um panorama das pesquisas que favoreça o reconhecimento de múltiplos processos e abordagens.
Território, corpo e diversidade
Esse eixo temático reúne pesquisas que se dedicam às temáticas que envolvem, necessariamente, o campo da política e o uso e ocupação do espaço desigual. Compreendem trabalhos que investigam e interpretam: ativismos e movimentos sociais; processos históricos de alterização; resistência; transformações e re-interpretações nos campos disciplinares e profissionais da arquitetura e do urbanismo. Busca abordar também temas que envolvem o espaço local, recortes urbanos que voltem sua atenção para as diversas camadas de diferenças e desigualdades vividas no espaço.
Historiografia, fontes e registros
Pesquisas históricas sobre o pensamento e a produção do ambiente, construído e não construído, serão tematizadas neste eixo. Ao não definir um recorte temporal e geográfico e, ao mesmo tempo, ressaltar a problemática dos arquivos, acervos, fontes e registros documentais, o eixo pretende refletir sobre as condições materiais concretas da produção do conhecimento histórico e abordar questões metodológicas de manejo documental e escrita histórica. Procurando estimular a diversificação de objetos, temas e abordagens teóricas e metodológicas, o eixo pretende contribuir para o alargamento das fronteiras do pensamento histórico sobre a produção do ambiente construído, para além dos limites disciplinares tradicionais de análise do campo da arquitetura e do urbanismo.
Linguagens e representações
O eixo pretende entrelaçar pesquisas que investiguem a linguagem verbal e não-verbal relacionada às múltiplas escalas, meios e suportes do pensamento, produção e usos arquitetônicos e artísticos. Trata-se também de discutir suas variadas formas de representação, tanto do ponto de vista da conformação de uma cultura visual, como da escrita. É de interesse também reunir trabalhos que façam tais reflexões a partir da análise de suas condições de produção e circulação, ou seja, considerando, se pertinente, agentes, suportes e veículos, instituições e materialidades.
Tecnologia, desenho e construção
Este eixo temático busca tomar conhecimento e debater trabalhos acadêmicos que refletem como análise ou proposição sobre tecnologias e aspectos construtivos sensíveis ao trabalho coletivo e comprometidos com adequações ao ambiente. Aspectos esses que englobam o processo construtivo desde o conceito e partido projetual, passando pelos campos de desenho, pertinência e adequação das técnicas aplicadas, sistemas prediais e conforto humano. Nesta área incluem-se as avaliações, análises e proposição pré e pós construtivas (contemporâneas e históricas), de uso, de ocupação e ciclo de vida das construções.
Projeto, ensino e pesquisa
Essa área de investigação discute as estratégias projetuais, metodológicas e discursivas, com enfoque no tensionamento das concepções construídas e imaginadas sobre o espaço urbano e a arquitetura, em suas escalas múltiplas. Se enquadram nesta área pesquisas que buscam investigar a concepção projetual e suas ideologias; experiências e práticas didáticas; problematização dos conteúdos curriculares e revisão de formatos e dinâmicas de formação dentro das instituições de ensino. Abarcando também investigações que exploram suportes de representações e linguagens para a criação de ideias e estudos, possibilitando traduções entre linguagens e diálogos entre disciplinas.
As mesas no evento serão compostas por pesquisas desenvolvidas na Escola da Cidade em diálogo com trabalhos de outras instituições. Assim, convidamos estudantes de graduação de todo o Brasil a enviarem suas pesquisas com temáticas afins, fomentando o diálogo e o intercâmbio entre pesquisadores de diversos contextos acadêmicos.
CALENDÁRIO
03/04 – Divulgação dos trabalhos selecionados por email
NORMAS PARA INSCRIÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS
A inscrição no evento é gratuita e a submissão dos trabalhos deve ser feita por meio do preenchimento completo do formulário (título da pesquisa, autoria, orientação, instituição sede, fomento, resumo e palavras-chave), com resumo expandido (de 1500 palavras especificando recorte, objetivos e metodologia da pesquisa), anexado em arquivo pdf e indicando a área de investigação para submissão. No ato da inscrição a candidata ou o candidato deve indicar se fará sua participação de modo presencial ou remoto.
Os trabalhos serão selecionados e organizados a partir da aproximação às áreas de investigação e do potencial de articulação de debates com as questões levantadas.
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
As mesas de discussão acontecem entre os dias 06 e 07 de maio, em modalidade híbrida, das 14h às 17h30, e no dia 08 de março, acontecerá a mesa de encerramento às 18h e confraternização junto do lançamento da revista Cadernos de Pesquisa #16. Os resumos enviados na submissão constarão nos anais do evento, a ser publicado na revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade #16.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof. Dra.Carol Heldt
Prof. Ms. Deborah Sandes de Almeida
Prof. Dr. Gilberto Mariotti
Prof. Dr. João Kuhn
Prof. Dr. Juliana Braga
Prof. Dra. Monica Dolce
Prof. Dra. Marianna Al Assal
Prof. Dra.Paula Dedecca
Prof. Ms.Pedro Beresin
Prof. Ms.Pedro Vada
Prof. Ms. Thiago Benucci
Bruna Bonfim
Beatriz Monte Claro
Bruno Maschio
Lia Abrão Ballak
Isabela Ferreira
ORGANIZAÇÃO
Conselho Científico da Escola da Cidade
INFORMAÇÕES