Como parte das comemorações dos 20 anos da Escola da Cidade, o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu – existente desde 1998 – propõe reflexões a partir de alguns pilares que constituem esse espaço de ensino e pesquisa sobre a arquitetura. Aprender e ensinar a construção do espaço é o tema do ciclo de conversas gratuitas e abertas ao público, que ocorre de 1 a 5 de agosto, via Zoom (exceto o último dia, que ocorre de forma híbrida). Além de possibilitar um balanço sobre duas décadas de atividades, as conversas buscam lançar novos desafios para o futuro e marcam o início das aulas da Pós neste segundo semestre de 2022.
programação
- 1/8, segunda-feira, 19h – A experiência como saber
Com Jorge Larrosa Bondia
Apresentação: Maira Rios
Mediação: Carol Tonetti
Jorge Larrosa Bondia é professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, licenciado em Pedagogia e em Filosofia e doutor em Pedagogia. Realizou estudos de pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres e no Centro Michel Foucault da Sorbonne, em Paris. Foi professor convidado e ministrou cursos e conferências em diversas universidades europeias e latino-americanas. Dentre os títulos publicados no Brasil destacam-se: Tremores, Escritos sobre experiência, Elogio do Professor, Pedagogia Profana, Elogio da Escola e Sobre o ofício de professor.
- 2/8, terça-feira, 19h – Do território ao detalhe
Convidado: German Valenzuela (Escola da Talca)
Apresentação: Fernando Viégas
Mediação: Alvaro Puntoni
German Valenzuela é arquiteto pela Universidade Marítima do Chile e mestre em Arquitetura pela Universidade Politécnica da Catalunha e Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona. É cofundador e ex-diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Talca, onde é professor de diversos cursos de graduação, incluindo oficinas de arquitetura, tutor de intervenção, tutor de obras-título, entre as quais se destacam as obras-título de Susana Sepúlveda e Edgard Torres, premiadas pelo Archiprix 2013 e 2017 respectivamente. Atualmente, cursa doutorado em Arquitetura na Universidade da República no Uruguai.
- 3/8, quarta-feira, 19h – A construção como prática de ensino e cidadania
Com Emily McGlohn (Rural Studio)
Apresentação: Carol Tonetti
Mediação: Anália Amorim
Emily McGlohn é arquiteta pela Auburn University e mestre em Arquitetura pela Universidade de Oregon. Professora Associada na Universidade de Auburn e professora no Rural Studio desde 2017, seus interesses profissionais incluem educação em design-construção, desempenho de construção, design e construção residencial e habitação a preços acessíveis. Desde 2016, fez parceria com a Building Performance Knowledge Community, do American Institute of Architects (AIA), para desenvolver um glossário projetado para ajudar os arquitetos a entender melhor os termos ambíguos de desempenho da construção.
- 4/8, quinta-feira, 19h – Educação e política como meio de ação
Com Grupo Contrafilé
Apresentação: Marianna Al Assal
Mediação: Amália dos Santos
Formado em São Paulo no ano 2000, o Grupo Contrafilé é um coletivo de arte-política-educação que cria possibilidades de praticar o direito à invenção da cidade. Participam do grupo os artistas e educadores Cibele Lucena, Jerusa Messina, Joana Zatz Mussi, Peetssa e Rafael Leona. Dentre seus projetos, se destacam: Programa para a Descatracalização da Própria Vida (2004), A Rebelião das Crianças (2005), Quintal (2013), A Árvore-Escola (2014) e A Batalha do Vivo (2016).
- 5/8, sexta-feira, 19h – Ensino e prática profissional na Escola da Cidade + Abertura da exposição 1×1
Com Cristiane Muniz
Atividade híbrida.
Cristiane Muniz é arquiteta e urbanista pela FAU-USP. É diretora da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, onde também é professora desde 2004. Lecionou em outras universidades e expôs em centros culturais como WAVE, em 2019, IUAV Veneza e Congresso UIA 2017 Seoul. Em 2021, foi professora de desenho urbano em Harvard.
Link de acesso às salas: https://escoladacidade-edu-br.zoom.us/my/semana.inaugural