Os cursos de pós-graduação ‘Conceber e Construir’ e ‘Habitação e Cidade’, e a Plataforma Arquitetura e Biosfera, da Escola da Cidade, realizam, de 25 a 29 de outubro, uma oficina sobre modos sustentáveis de planejar e construir. Serão cinco encontros online, abertos ao público externo, que refletirão sobre técnicas a serviço de uma necessária revisão da forma de lidar com o planeta, afinadas com a perspectiva de uma gestão ambiental da paisagem e da cidade ressignificada. As inscrições vão até o dia 25/10.
A expectativa é a de observar procedimentos e materiais em seus fundamentos socioambientais, quando da construção e manejo do habitat humano, levando em consideração questões como custo energético e consumo de água, ações ecológicas transformadoras, saúde humana e do planeta, redes de infraestrutura difusas, caminhos possíveis para a regeneração do planeta, entre outras. Clique aqui para se inscrever na oficina e saiba mais sobre horários, valores e políticas de desconto abaixo.
programação
25 de outubro, segunda-feira, das 18h às 21h (excepcionalmente mais cedo)
Edifício Ambiental, com Joana Gonçalves
26 de outubro, terça-feira, das 18h30 às 21h30
Canteiro: aprendendo ecologia na prática, com Tomaz Lotufo
27 de outubro, quarta-feira, das 18h30 às 21h30
Fábricas do Lelé, com Fábio Mosaner
28 de outubro, quinta-feira, das 18h30 às 21h30
Tecnologia e construção com terra: uma ferramenta social e comunicativa, com Fernando Minto (com interação de Rodrigo Amaral)
29 de outubro, sexta-feira, das 18h30 às 21h30
Infraestrutura verde, com Paulo Pellegrino
Carga horária total: 15 horas, com emissão de certificado.
Investimento
Público Externo: R$ 750,00
Alunos e Professores: 560,00 (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br)
Público Escola da Cidade: R$ 375,00 (professores, alunos e ex-alunos da Graduação e Pós-Graduação da Escola da Cidade)
Alunos regularmente matriculados nos cursos de Pós-Graduação ‘Conceber e Construir’ e ‘Habitação e Cidade’: Gratuito.
Vagas limitadas. As inscrições só serão efetivadas após a realização de pagamento.
professores convidados
Joana Carla Soares Gonçalves possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Environment and Energy, na Architectural Association Graduate School (1997), em Londres, Doutorado (2003) e Livre-Docência (2015) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora da Architectural Association School of Architecture e da Bartlett School of Architecture, em Londres, além de atuar como orientadora do programa de pós-graduação Architecture and Environmental Design da School of Architecture and Cities da University of Westminster, em Londres. Atuou como docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU USP, entre 1998 e 2019 e foi chefe do Departamento de Tecnologia entre 2015 e 2019, onde continuou colaborando como orientadora do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Tomaz Amaral Lotufo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professor de pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, arquiteto – Sem Muros Arquitetura Integrada e arquiteto e permacultor da Rede de Permacultura Permear. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: permacultura, arquitetura sustentável, construção sustentável, projeto participativo e ensino de arquitetura.
Fábio Ferreira Lins Mosaner é arquiteto e urbanista, graduado (1999), mestre (2012) e doutor (2021) pela FAU-USP. Desenvolveu sua pesquisa de doutorado sobre a experiência do arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé) na criação e condução do CTRS, intitulada “O desenho e o processo de produção da arquitetura: João Filgueiras Lima (Lelé) e o Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS)”. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis – SC. Atuou como arquiteto na área de projeto de edificações em São Paulo – SP (1999-2016) e no desenvolvimento de projetos de arquitetura em Toronto, Canadá (2013).
Fernando Cesar Negrini Minto, Arquiteto e Urbanista, graduado pela FAU UNIMEP. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (DTC), e Doutor pela FAU UFRJ-PROARQ. É professor Adjunto do Departamento de Arquitetura da ESDI/UERJ e é professor na Universidade Santa Úrsula onde coordena o CANTEIRO EXPERIMENTAL e o ateliê Terra/tradição. Atua como arquiteto e urbanista em escritório próprio desde 2001. Foi associado da assessoria técnica USINA de 2006 a 2013. Pesquisador da RED ibero-americana PROTERRA e da rede TerraBrasil. Pesquisador do Laboratório de Culturas Construtivas (LCC) do Canteiro Experimental Antônio Domingos Battaglia. Atualmente dirige o escritório Matéria Base Arquitetura e Urbanismo e compõe o Coletivo de Assessoria Técnica CATÁLISE no Rio de Janeiro.
Paulo Renato Mesquita Pellegrino, Arquiteto Paisagista e Urbanista, Professor Associado da Universidade de São Paulo, junto ao Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (1987) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1995). Orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP e no Programa em Recursos Florestais da ESALQ-USP, foi um dos idealizadores e é o Vice-Coordenador do LABVERDE.