A Plataforma Arquitetura e Biosfera, da Escola da Cidade, convida Jérôme Sensier e Victor Mal, da Organização Rizomar, para a palestra Desurbanizar os imaginários para uma sociedade ecológica pós-urbana. O encontro é gratuito e ocorre no dia 28/5, sábado, às 14h, em formato híbrido (presencial e online). Clique aqui para se inscrever.
A palestra visa questionar os fundamentos da disciplina de urbanismo e o modelo de desenvolvimento urbano-industrial insustentável. Trata-se de um chamado para enxergarmos o potencial do rural como espaço chave de projetos e estudos a partir da atuação da ONG Rizomar no Sul de Minas Gerais.
programação
Palestra “Desurbanizar os imaginários para uma sociedade ecológica pós-urbana”, com Jérôme Sensier e Victor Mal
Dia 28 de maio de 2022, sábado, das 14h às 17h – modo híbrido
Presencial: Sala 62 da Escola da Cidade
Rua General Jardim, 65, Vila Buarque, São Paulo-SP
Online: link será enviado aos inscritos
Em ambos os casos, é necessário inscrição via Formulário.
Gratuito. Vagas limitadas.
Contato, dúvidas ou confirmação de inscrição:
jerome@rizomar.ong.br
arquiteturaebiosfera@escoladacidade.edu.br
público-alvo
Arquitetos, urbanistas, cientistas sociais, geógrafos, engenheiros, estudantes e todas as pessoas preocupadas com a necessidade de pensar um novo tipo de ocupação regenerativa do território brasileiro.
professores convidados
Jérôme Sensier é Geógrafo-Urbanista, com Master em Urbanismo Habitat em Cooperação Internacional no Institut d’Urbanisme de Grenoble (França). Pesquisador convidado no laboratório LabHab da FAUUSP, estuda sobre novas formas urbanas periféricas através dos empreendimentos Minha Casa Minha Vida (2015). Foi voluntário na área de Diagnóstico da ONG TETO Brasil de 2016 até 2018 e ex-aluno do curso livre da Escola da Cidade “Arquitetura na Permacultura” (2017). Co-fundador da ONG socioambiental Rizomar, onde atua desde 2019 como pesquisador ativista de campo, é produtor de conteúdo pedagógico de vídeos, podcasts, cursos, publicações e consultor para projetos de ecovilas.
Victor MAL tem formação em Cinema de Animação na UFPel com ênfase em Entretenimento para Educação pela Saxion University of Applied Sciences (Holanda). Trabalha com ONGs desde 2011, quando foi Vice-Presidente Financeiro e Legal da AIESEC em Pelotas, foi voluntário no gRow – maior programa de educação alternativa da Romênia. Também já atuou no desenvolvimento de material didático para a Secretaria de Educação à Distância da UFSCar. Em 2017, iniciou um projeto independente de mapeamento de iniciativas de transição que culminou na co-fundação da Rizomar em 2019. Atua na gestão de projetos, produção de conteúdo, facilitação e como consultor para formação de ecovilas.