A Biblioteca Vilanova Artigas, uma homenagem ao importante arquiteto brasileiro João Batista Vilanova Artigas, é mantida pela Associação Escola da Cidade e tem como missão atender principalmente a comunidade acadêmica, identificando-se com as suas necessidades, sendo responsável pelo provimento de informações, procurando manter-se atualizada, visando o aprimoramento dos serviços, disponibilizando novas técnicas, capacitando intelectualmente os usuários de forma a torná-los sujeitos independentes e críticos em suas pesquisas, atuando como instrumento de apoio dinâmico no processo de ensino e aprendizagem e, por fim, estimulando o estudo, a pesquisa e a cultura. Dentro de suas possibilidades, como extensão de suas atribuições, a biblioteca atende também a comunidade externa.Estão incorporados ao acervo obras de referência, de interesse geral e de atualidades, além dos títulos específicos das disciplinas do Curso de Arquitetura e Urbanismo e, consequentemente, da área do conhecimento de Ciências Sociais Aplicadas.

Para manter um acervo qualitativo e quantitativamente bem dimensionado, no ano de 2005 foi incorporada ao acervo a biblioteca particular do arquiteto Salvador Candia. Atualmente, a Biblioteca conta com um acervo com cerca de 20.000 exemplares dos mais variados títulos e diversos tipos de materiais. A Biblioteca conta ainda com políticas de aquisições que visam sempre atender de forma ágil às necessidades dos usuários. O acervo está totalmente informatizado em todos os seus procedimentos, permitindo a consulta por diferentes recursos, inclusive acesso on-line ao acervo, através deste site, onde o usuário pode realizar operações como: reserva de material, renovação de empréstimo, verificação de histórico e consulta de referência bibliográfica. É de fundamental importância para nós o bom atendimento aos usuários por isso, a cada ano, inovamos nossos serviços buscando sempre os mais variados recursos para garantir a satisfação total no processo de busca pela informação.

Para acessar a lista de diversos acervos digitais, clique aqui.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Separamos alguns links de acervos digitais para auxiliá-los na demanda de estudos on-line, tanto nas pesquisas de arquitetura e urbanismo quanto na possibilidade de acessarem materiais para leitura nas diversas áreas do conhecimento.

Leiam mais! Pesquisem mais! Estudem mais! Se cuidem!

E-mail: biblioteca@escoladacidade.edu.br

Telefone: +55 (11) 3258 8108 / Ramal 222

INFORMAÇÕES GERAIS

• A Biblioteca Vilanova Artigas é de livre acesso a professores, alunos, funcionários e público em geral.
  • Não é permitido fumar, conforme Lei Estadual n°3.038, de 19/10/81.
  • Não é permitida a entrada com qualquer tipo de alimento e/ou bebida.
  • As obras consultadas deverão ser deixadas sobre as mesas e/ou local indicado, nunca devolvidas as estantes.

INSCRIÇÃO

• A inscrição é facultada a professores, alunos e funcionários, egressos da Escola da Cidade.
  • Em todos os casos é necessário assinar o termo de responsabilidade com a Biblioteca.
  • O usuário deverá utilizar a carteirinha de estudante fornecida pela Escola da Cidade, a mesma é de uso pessoal e intransferível e deverá ser apresentada no ato do empréstimo de qualquer material.
  • A carteirinha terá validade de um ano para alunos. No caso de professores e funcionários, a mesma será válida enquanto forem vinculados à Escola da Cidade.
  • A perda da carteirinha impossibilitará novos empréstimos e o usuário deverá requerer uma 2ª via na secretaria da faculdade.

EMPRÉSTIMO

• Professores e Funcionários: até 03 (três) itens monográficos pelo prazo de 15 (quinze) dias
  • Alunos e egressos: idem pelo prazo de 07 (sete) dias
  • As obras em mais de um volume serão consideradas como itens unitários.
  • Não será permitida a retirada de 02 (dois) exemplares do mesmo título.
  • A renovação do empréstimo poderá ser efetuada pessoalmente, por telefone ou por e-mail na data de vencimento e por até 03 (três) vezes, desde que não haja reserva.
  • O livro reservado permanecerá à disposição do usuário solicitante por 01(um) dia.
  • Não serão emprestados ou terão seu empréstimo restrito, obras de referência (dicionários, enciclopédias, atlas), catálogos de exposição, jornais, revistas, obras raras, TCCs, livros e periódicos.

PENALIDADES

• Atraso na devolução de materiais empestados:
  • Implicará em suspensão pelo dobro de dias de atraso, multiplicado pela quantidade de obras;
  • Quando o período de suspensão ultrapassar 30 dias, o usuário pode trocar a suspensão pela aquisição de livros indicados pela Biblioteca.
  • Atraso na devolução de materiais fora de circulação ou de empréstimo restrito:
  • Devolução no mesmo dia, depois do horário determinado: 02 (dois) dias de suspensão;
  • Devolução com atraso de (01) um ou mais dias: 07 (sete) dias mais o número de dias de atraso de suspensão.
  • Em caso de dano, perda ou extravio, o usuário deverá repor a obra em questão. Caso a obra esteja esgotada, a Biblioteca indicará a obra a ser adquirida. Enquanto a reposição da obra não ocorrer, o usuário fica impossibilitado de efetuar novos empréstimos.
  • Os casos não previstos neste regulamento, serão resolvidos pela Supervisão da Biblioteca e pela Diretoria Geral da Escola da Cidade ou pessoa por ela designada.
  • É proibida a reprodução total de livros e outras obras intelectuais, conforme Lei 9.610/98 de direitos autorais.

PRESERVE O ACERVO!