Escola da Cidade, Istituto Italiano di Cultura e Coletivo Nacional de Fotógrafos de Arquitetura promovem conversas sobre as relações entre a fotografia e a arquitetura. As atividades ocorrem nos dias 4 e 7 de outubro, no IIC e na EC respectivamente, sempre às 19h, e fazem parte da exposição O verão de 1945 na Itália: a viagem de Lina Bo nas fotografias de Federico Patellani, em cartaz no Istituto Italiano di Cultura (mais informações no fim da página). Tanto a participação nas conversas como a visitação na mostra são gratuitas.
PROGRAMAÇÃO
4/10, 19h, no salão do IIC
O OLHAR DO ARQUITETO E O OLHAR DO FOTÓGRAFO, com Nelson Kon, Ana Mello e André Scarpa. Mediação: Francesco Perrotta-Bosch
Um debate sobre como a fotografia pode informar o olhar de um arquiteto no momento de projetar. Os três fotógrafos convidados formaram-se em arquitetura e conversarão sobre uma via de mão dupla: a ato de fotografar pode auxiliar o ato de projeto arquitetônico? Por sua vez, a cultura arquitetônica pode fundamentar o momento do clique na câmera? Isso abre portas de interpretação sobre como as fotos de Federico Patellani e a experiência da viagem foram fundamentais à erudição de Lina Bo Bardi.
7/10, 19h, na Escola da Cidade
ORBITE, palestra do fotógrafo italiano Davide Mari
Apresentação dos ensaios fotográficos de ambientes urbanos nos últimos anos, especialmente, as periferias de São Paulo e Milão. Através do trabalho de Davide Mari, fotógrafo nascido em Modena e que divide sua vida entre Itália e Brasil, revela-se a condição contemporânea das áreas retratadas por Federico Patellani em 1945.
Com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch, a exposição fotográfica O verão de 1945 na Itália: a viagem de Lina Bo nas fotografias de Federico Patellani retrata a viagem realizada por Federico Patellani, entre julho e setembro de 1945, pelas cidades italianas de Milão, Marzabotto, Florença, Buonconvento, Radicofani, Acquapendente, Viterbo, Cassino, Valmontone e Roma. Neste percurso, Patellani esteve com dois jovens arquitetos, Lina Bo e Carlo Pagani, com o intuito de registrar as condições de moradia na Itália depois da Segunda Guerra. Ao todo, são 45 imagens do Museu de Fotografia Contemporânea de Milão, expostas no Istituto Italiano di Cultura (Av. Higienópolis, 436) até 7/10. Para saber mais sobre a mostra, clique aqui.