Organizada por Marianna Boghosian Al Assal e Marian Rosa van Bodegraven, também responsável pela tradução, publicação apresenta ensaios inéditos da arquiteta e historiadora no Brasil
A Escola da Cidade e a WMF Martins Fontes realizam, no dia 7 de junho, quarta-feira, o lançamento do livro Arquitetura, Sexualidade e Mídia, da arquiteta, historiadora e crítica Beatriz Colomina. Contendo três ensaios seminais (A parede cindida: voyeurismo doméstico, O século da cama e Interioridade radical: arquitetura playboy 1953-1979), além de uma entrevista inédita, o livro Arquitetura, Sexualidade e Mídia é a primeira publicação exclusiva de Beatriz Colomina no Brasil. O evento, com a presença da autora, palestra e mesa de autógrafos, ocorre às 18h, na Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182) e integra a programação do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea.
Partindo do desejo de fortalecer a ponte entre os debates sobre sexualidade, arquitetura e mídia propostos por Colomina, bem como o estudo e a prática da arquitetura, o livro busca expandir o alcance de tais debates no campo. Colomina apura essa relação entre sexualidade, arquitetura e mídia como veículo para uma experiência e desenho dos espaços com base na compreensão e por vezes transgressão de lógicas normativas, reforçando (ou deslocando) papéis de gênero em estruturas dominadoras que guiaram e seguem guiando projetos de espaços, ao passo que também acompanha e introduz uma expansão do termo interioridade.
“Desde os anos 1990, Colomina tornou-se voz onipresente no debate arquitetônico mundial. Mestra do ensaísmo crítico, iluminou regiões inteiras de interesse até então subestimadas: sobreposições entre espaço, gênero, sexualidade e perversão; o interior doméstico como dispositivo estético-normativo; a espessura política, e mesmo bélica do privado; a mídia como produção e não mera difusão; as revistas e pedagogias mais experimentais; os imaginários plurais do viver – para além do fazer – arquitetônico. Este livro (…) é um convite fascinante a seu pensamento”. (José Lira, arquiteto e professor da FAU-USP, na contracapa).
SOBRE A AUTORA
Beatriz Colomina é arquiteta, historiadora e crítica. Nascida em Madri, obteve seu doutorado pela Universidade Politécnica de Barcelona. Logo após, mudou-se para os Estados Unidos, onde atua na Universidade de Princeton, como diretora do programa que fundou, “Mídia e Modernidade”, e como professora e diretora do programa de graduação da faculdade de arquitetura. Suas principais pesquisas abordam os temas sexualidade, mídia, arquitetura, tecnologia, arte e doença. Sua obra desafia leituras canônicas da arquitetura moderna, ao passo que propõe uma revisão historiográfica por meio de metodologias pedagógicas radicais. Com sua prática interdisciplinar, Colomina abre caminhos para complexificar o debate sobre o cenário atual entre os campos arquitetônico e artístico.
SOBRE A EDITORA ESCOLA DA CIDADE
A Editora Escola da Cidade surgiu em 2010 como uma nova ferramenta de divulgação e circulação da produção acadêmica da Escola da Cidade, contribuindo para a construção de um repertório arquitetônico coletivo e para a discussão sobre a vida urbana e as cidades contemporâneas. Desde então, a prática da Editora envolveu a colaboração de professores, alunos e ex-alunos da faculdade. A partir de 2017, formou-se o Núcleo de Design, que passou a criar os projetos gráficos das publicações. Seus títulos estão disponíveis na loja virtual da Editora e na Eiffel, livraria parceira (Praça da República, 183).
SERVIÇO
LANÇAMENTO DO LIVRO ARQUITETURA, SEXUALIDADE E MÍDIA, DE BEATRIZ COLOMINA, COM PALESTRA DA AUTORA
Dia 7 de junho, quarta-feira, 18h
Local: Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque, São Paulo-SP
Entrada gratuita. Com tradução simultânea.