Produzida pelo Chão Coletivo, grupo de pesquisa vinculado à plataforma Nas Ruas, publicação tem parceria de fomento do CAU/SP
Reconhecer e valorizar a diversidade de expressões arquitetônicas, técnicas e formas construtivas dos Guarani Mbya. Esse foi o principal objetivo do projeto Memórias, saberes e técnicas construtivas dos Guarani Mbya na Terra Indígena Jaraguá, realizado desde maio de 2022 em parceria e com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) por meio do Termo de Fomento nº 0001/2022. O projeto buscou atender às demandas das lideranças desse território, alinhando-se à luta pelo direito à moradia e segurança alimentar dos moradores da Terra Indígena Jaraguá, com foco na aldeia Tekoa Pyau.
Agora, o período de observação e diálogo está registrado no livro Memórias, saberes e técnicas construtivas dos Guarani Mbya na Terra Indígena Jaraguá, organizado pelo grupo de pesquisa Chão Coletivo, vinculado à plataforma Nas Ruas: territorialidades, memórias e experiências. O lançamento ocorre no dia 11/2, às 10h, na Aldeia Pyau. O evento contará com falas de lideranças das aldeias Pyau e Yvy Porã, da diretoria da Escola da Cidade, de representantes do CAU/SP e do Chão Coletivo.
Além de atividades centradas na valorização das memórias e saberes inscritos na região, o projeto também abarcou o mapeamento das construções da aldeia, em conjunto com questionários respondidos por representantes de todas as moradias a respeito dos desejos, necessidades e escolha de materiais para a construção das casas. O levantamento resultou no desenho de algumas tipologias habitacionais e em um projeto mais amplo para o território da aldeia Tekoa Pyau, composto por cerca de 80 moradias, espaços coletivos e sistemas agroflorestais. A Terra Indígena Jaraguá é considerada a de maior densidade demográfica no Brasil e a menor Terra Indígena da América Latina.
Partindo da perspectiva da arquitetura e de práticas espaciais e construtivas em conversa com as cosmovisões, lutas e práticas Guarani, saberes, materiais e técnicas construtivas “tradicionais” e contemporâneas dos Guarani Mbya, o projeto também busca auxiliar as lideranças na articulação com parlamentares, órgãos governamentais competentes e outras entidades. A partir do primeiro semestre de 2023, as ações contarão com fomento da escola de Direito da Universidade de Yale, através da Gruber Fellowships in Global Justice and Women’s Rights, direcionado à construção de duas moradias na Terra Indígena Jaraguá.
SERVIÇO
LANÇAMENTO “MEMÓRIAS, SABERES E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS DOS GUARANI MBYA NA TERRA INDÍGENA JARAGUÁ”
Dia: 11 de fevereiro de 2023, sábado, às 10h
Local: Aldeia Pyau
Rua Comendador J. de Matos, 458 – Vila Clarice, São Paulo-SP
Entrada gratuita.