Profº Sergio Leal
curso online

Neste curso os alunos serão convidados a refletir a respeito da relação inseparável entre os sons e os espaços em que eles acontecem.

O fio condutor do curso é o conceito de paisagens sonoras, de Raymond Murray Schafer, que será discutido a partir da busca da integração entre a Ecologia Sonora e a Arquitetura. Discutem-se, ainda, os reflexos dessa interação para os campos da Saúde e da Psicologia Ambiental, no tocante aos sons e à poluição sonora, e a relação entre a Música e a Arquitetura.

Sergio Leal é pesquisador com foco na Ecologia Sonora e na interdisciplinaridade da Música com outros campos do saber. Professor substituto de disciplinas de Educação Musical e Composição Musical no Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Música/São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Compositor de repertório erudito com obras executadas no Brasil desde os anos 2000 e, recentemente, na Europa, por solistas e grupos musicais como a cantora Paula Molinari, o Quarteto Pererê, o Quinteto Aralume, a Camerata Guarucordas e a Orquestra Gru Sinfônica, entre outros.

Formação: graduação em Música, com habilitação em composição e regência, pelo Instituto de Artes da UNESP (2006); graduação em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2016); especialização em Ciências Sociais, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2010) e doutorado em Música, pelo Instituto de Artes da UNESP (2023). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Musical da UNESP – G-PEM.

Público-alvo: Arquitetos, estudantes de arquitetura e interessados em geral.

Dia e horário: Sábados das 10h às 12h
Datas: Início: 04/05 a 01/06
Carga horário: 10 h/a
Valores: 4x R$175,00 ou 1x de R$ 700,00

Alunos e Professores: 25% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br)
Público Escola da Cidade: 50% de desconto (professores, alunos e ex-alunos da Graduação e Pós-Graduação)
Associações parceiras, 451 e CONAFARQ: 10% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br)

LOCAL: Escola da Cidade

A partir de 04 de março e até o início das aulas

Atenção: As inscrições só serão efetivadas após a realização do pagamento (ou primeira parcela) e a formação da turma depende do número mínimo de 10 inscrições. Caso o curso não forme turma, entraremos em contato para a devolução do valor pago ou transferência para outro curso de interesse do aluno.

Número máximo de 15  alunos

Os alunos que concluírem os cursos com o mínimo de 75% de frequência receberão certificado.
Dúvidas e mais informações: (11) 3258-8108 – conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br