MODALIDADE: PRESENCIAL

O curso propõe a pesquisa e experimentação de diversos materiais na construção de objetos que se relacionam com o espaço. Para isso, pretende aproximar procedimentos da arte com arquitetura, incentivando que estudantes desenvolvam uma pesquisa baseada na relação do espaço com materialidades diversas. As aulas serão divididas em 2 momentos: um prático onde os participantes poderão se aproximar da linguagem dos materiais através da pesquisa, experimentação e observação das suas características físicas frente às configurações industriais e possibilidades de procedimentos; e um momento expositivo quando serão mostradas obras de artistas visuais que problematizam e utilizam questões materiais em suas poéticas.

Marcia Pastore investiga a relação entre corpo, espaço e escultura de diversas formas. Expôs em instituições como Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Maria Antônia, Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, Centro Cultural São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da USP, Caixa Cultural de Fortaleza, Funarte de São Paulo, Biblioteca Mario de Andrade e MuBE. Seus trabalhos integram as coleções da Pinacoteca de São Paulo, da Pinacoteca Municipal de São Paulo, do Museu de Arte Contemporânea da USP, do Museu de Arte Moderna de São Paulo, do Instituto Figueiredo Ferraz [Ribeirão Preto, SP], da Fundação Marcos Amaro e do Banco Safra. Em 2019, realiza exposição retrospectiva na Pinacoteca de São Paulo, Contracorpo com curadoria de Ana Maria Belluzzo e inaugura o espaço rural da Fundação Marcos Amaro – Fama campo com a escultura Transposição. Em 2020, realiza exposição individual Ut machina corpus, na galeria Kogan Amaro em Zurich, Suíça. Em 2021 inaugura a exposição Estrutura exposta para o projeto Jardim Imaginário com curadoria de Gilberto Mariotti para a Fundação Ema Klabin. Orientou cursos livres de escultura no Mube, no seu ateliê e no de Laura Vinci e aulas de desenho no Centro Cultural São Paulo e na Escola da Cidade.

DIA E HORÁRIO
Quartas-feiras das 19h30 às 21h30

DATAS
04, 11, 18 e 25/10; 01, 08, 15/11. 22/11

CARGA HORÁRIA
16 h/a – 8 aulas de 2h

VALOR
4x R$ 400,00

Alunos e Professores: 25% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br) Público Escola da Cidade: 50% de desconto (professores, alunos e ex-alunos da Graduação e Pós-Graduação)
Associações parceiras, 451 e CONAFARQ: 10% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br)

PÚBLICO-ALVO
Estudantes de arquitetura ou de artes visuais, artistas ou profissionais da arquitetura e público em geral.

Escola da Cidade

A partir de 21 de julho e até o início das aulas

Inscrições encerradas

Atenção: As inscrições só serão efetivadas após a realização do pagamento (ou primeira parcela) e a formação da turma depende do número mínimo de 10 inscrições. Caso o curso não forme turma, entraremos em contato para a devolução do valor pago ou transferência para outro curso de interesse do aluno.

Número máximo de 20 alunos

Os alunos que concluírem os cursos com o mínimo de 75% de frequência receberão certificado. Dúvidas e mais informações: (11) 3258-8108 – conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br