MODALIDADE: PRESENCIAL (LOCAL)

O curso pretende explorar o desenvolvimento de processos de criação que visam estimular modos de produção de subjetividades menos hierarquizados na prática arquitetônica. A partir da investigação da memória no espaço construído, o curso propõe dinâmicas que convidam à experimentações gráficas, textuais e físicas. Com isso procura-se ampliar o repertório conceitual e ferramental dos participantes para análise e reflexão crítica do tema na Arquitetura. As aulas são divididas em momentos expositivos curtos (provocações), atividades práticas (convite ao erro), discussões em sala (derivas) e documentação manual. O Grupo Desvios é uma iniciativa independente que promove encontros em modo remoto para elaboração e experimentação de processos de criação e aprendizagem dentro do campo ampliado da Arquitetura. O grupo é composto, em sua maioria, por pessoas que estão em diferentes etapas da trajetória acadêmica e profissional, bem como em diferentes regiões do país – São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Manaus, Brasília entre outras. Desde sua formação, em agosto de 2021, o grupo busca criar desvios nas rotas cotidianas pré-estabelecidas e capturadas pela burocratização do saber em suas múltiplas frentes, a partir de dinâmicas abertas e colaborativas.

Marina Pedreira de Lacerda é docente na Universidade São Judas Tadeu e integra a equipe editorial das revistas científicas da Escola da Cidade. Tem mestrado sobre a obra do arquiteto japonês Toyo Ito pela UNICAMP (2019), especialização em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo (2015) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009).

Eduardo Katayama é arquiteto e urbanista formado pela UNESP-Bauru (2018) e atualmente é graduando em Filosofia pela USP. Participante do Grupo Desvios e entusiasta do estudo e crítica da Arquitetura e do Projeto. Atualmente desenvolve Iniciação Científica pela USP com o tema “O ensino de projeto arquitetônico nas universidades de São Paulo”.

Victor Constantino é arquiteto e urbanista formado pela UNESP-Bauru (2018). Desde 2019 faz parte da equipe Prêmios no Instituto Tomie Ohtake, onde atuou como assistente de curadoria no 9o Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel (2022). Integrante do Grupo Desvios, participou do VII ENANPARQ com o trabalho “A construção de comunidades pedagógicas: a experiência do Grupo Desvios” (2022).

Rodrigo Gobatto é arquiteto e urbanista formado pela UNESP-Bauru (2019) e atua no mercado de arquitetura com foco em projetos paramétricos e biomiméticos. Também é participante do Grupo Desvios e um grande entusiasta da aplicação conjunta de tecnologias digitais e analógicas na prática arquitetônica.

Amanda Castilho é arquiteta e urbanista formada pelo Centro Universitário UNA (2021), e pós-graduanda em Arquitetura, Educação e Sociedade pela Escola da Cidade (2023). É membro associado do Coletivo LEVANTE desde 2022 e colaboradora na MACh Arquitetos como arquiteta; é membro do grupo de estudos e desenvolvimento pedagógico Desvios desde 2021; e trabalha como autônoma em projetos de arquitetura, expografia e ilustração.

DIA E HORÁRIO
Sábados das 10h30 à 12h30 e das 13h30 à 15h30

DATAS
21/10 e 28/10

CARGA HORÁRIA
08 h/a – 4 aulas de 2 horas

VALOR
4x R$ 140,00

Alunos e Professores: 25% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br) Público Escola da Cidade: 50% de desconto (professores, alunos e ex-alunos da Graduação e Pós-Graduação)
Associações parceiras, 451 e CONAFARQ: 10% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br)

*Os alunos que se inscreverem tanto em práticas desviantes: investigações do vazio no espaço construído quanto em práticas desviantes: investigações da memória no espaço construído terão 25% de desconto na segunda inscrição

Estudantes de graduação e entusiastas de arquitetura

Presencial (Escola da Cidade).

A partir de 21 de julho e até o início das aulas

Inscrições encerradas

Atenção: As inscrições só serão efetivadas após a realização do pagamento (ou primeira parcela) e a formação da turma depende do número mínimo de 10 inscrições. Caso o curso não forme turma, entraremos em contato para a devolução do valor pago ou transferência para outro curso de interesse do aluno.

Número máximo de 20 alunos

Os alunos que concluírem os cursos com o mínimo de 75% de frequência receberão certificado.

Dúvidas e mais informações: (11) 3258-8108 – conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br