MODALIDADE: PRESENCIAL

No universo do mobiliário está registrada a história do cotidiano do homem: à sua maneira de viver, a sua relação com o habitar, seus usos, suas condições sociais e econômicas. A proposta do curso é ser um laboratório de ensaios onde o aluno construirá hipóteses de desenhos de mobiliário a partir das materialidades propostas. Hábitos de consumo relacionados aos ícones do mobiliário nacional e internacional, seu contexto histórico, mudanças socioeconômicas e processos produtivos industriais, como: tecnologias; materiais; técnicas; acabamentos; ferramentas, serão temas abordados entre as experimentações diversas.

MÓDULO I – Mobiliário e seus usos. Nesse módulo será abordada alguns ícones do mobiliário nacional e internacional, suas utilidades, como guarda, de descanso e repouso, com ênfase no sentar, além do estudo da ergonomia, materiais e tecnologias empregadas.

MÓDULO II – Novas proposições em mobiliário. Novas propostas do sentar serão exploradas através dos desenhos elaborados no Módulo I. A proposta final é a produção de uma maquete e/ou protótipo de um mobiliário em escala real.

Francisco Fanucci é arquiteto, formado pela FAU-USP, em 1977, sócio-fundador do escritório Brasil Arquitetura e da Marcenaria Baraúna, onde tem realizado vários projetos com premiações no Brasil e exterior. Professor de projeto e coordenador do Estúdio Vertical da Escola da Cidade, em São Paulo desde sua fundação, em 2002. Apresentou exposição de projetos selecionados no Tokyo Art Museum (2008), Centro Universitário Maria Antônia (2009), Museo Andersen, Roma (2009), Casartac, Turim (2010), Ensa Paris-Malaquais, Paris (2010) e Bienal Panamericana de Quito, Quito (2010).

Renata Guimarães Puig fez pós-doutorado em História da Arte, pela UNIFESP (2022); doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, pela FAU-USP (2018); mestrado em Estética e História da Arte, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, pelo MAC- USP (2011); pós-graduada em Arquitetura, Educação e Sociedade pela Escola da Cidade (2022); licenciada em Educação Artística com ênfase em desenho pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes, pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo (2006); Pós-Graduada em História da Arte, pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP/SP (2005); graduada em Arquitetura e Urbanismo, pelo UniRitter/RS (2001); Ministra aulas nos cursos de Pós-Graduação em Design de Interiores, Graduação em Arquitetura e Urbanismo, nos cursos técnicos de Design de Interiores, Design de Móveis e Paisagismo, do Centro Paula Souza/SP, além de cursos livres.

DIA E HORÁRIO
Terças-feiras das 20h30 às 22h30

DATAS
15, 22, 29/08 e 05, 12, 19, 26/09 e 3/10

CARGA HORÁRIA
16 h/a – 8 aulas de 2 horas

4x R$ 400,00

Alunos e Professores: 25% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br)
Público Escola da Cidade: 50% de desconto (professores, alunos e ex-alunos da Graduação e Pós-Graduação)
Associações parceiras, 451 e CONAFARQ: 10% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br)

PÚBLICO-ALVO
Estudantes e professores de graduação e pós-graduação, profissionais de arquitetura e ciências humanas.

Escola da Cidade

Inscrições encerradas

Atenção: As inscrições só serão efetivadas após a realização do pagamento (ou primeira parcela) e a formação da turma depende do número mínimo de 10 inscrições. Caso o curso não forme turma, entraremos em contato para a devolução do valor pago ou transferência para outro curso de interesse do aluno.

Número máximo de 20 alunos

Os alunos que concluírem os cursos com o mínimo de 75% de frequência receberão certificado.

Dúvidas e mais informações: (11) 3258-8108 – conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br