Professores: Daniel Ortins Salerno e Victor Assuar Panucci
Modalidade: Presencial

No último quartel do século XX, o chamado “giro linguístico” (1956) foi peça chave de uma inflexão epistemológica de grandes proporções. Multidisciplinar, essa efervescência também foi sentida no campo da arquitetura que, à época, inquietava-se com os debates sobre as suas próprias lacunas metodológicas.

Este curso livre tem como objetivo traçar um breve panorama sobre algumas das repercussões desse amplo movimento no campo da arquitetura. Explicitando os seus fundamentos linguísticos e verificando a sua assimilação na produção arquitetônica internacional, pretende-se, primeiramente, qualificar a compreensão deste importante marco teórico – vulgarmente associado a uma noção genérica de pós-modernismo –, admitindo sua complexidade e inserindo-o em seu contexto histórico.

Ademais, propõe-se um exame da arquitetura construída em diálogo com esse arcabouço conceitual, inquirindo sobre a contribuição e os limites dessas interações disciplinares para a produção arquitetônica contemporânea.

Daniel Ortins Salerno possui doutorado e mestrado em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2019 e 2014). Tem graduação em Letras – linguística pela Universidade de São Paulo (2003). Victor Assuar Panucci é arquiteto e urbanista graduado na Associação Escola da Cidade, com especialização em Arquitetura, Ensino e Sociedade, cursada na mesma instituição (2015 e 2016). Possui mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2022).

Dia e Horário: Segunda e Quarta, das 18h às 20h
Datas: 15/07, 17/07, 22/07 e 24/07
Local: Escola da Cidade
Carga Horária: 8h/a
Valores: 2x R$400,00 ou 1x de R$800,00

Alunos e Professores: 25% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br)
Público Escola da Cidade: 50% de desconto (professores, alunos e ex-alunos da Graduação e Pós-Graduação)

Associações parceiras, 451 e CONAFARQ: 10% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br )

INSCRIÇÕES: A partir do dia 17 de junho através do link:

Atenção: As inscrições só serão efetivadas após a realização do pagamento (ou primeira parcela) e a formação da turma depende do número mínimo de 10 inscrições. Caso o curso não forme turma, entraremos em contato para a devolução do valor pago ou transferência para outro curso de interesse do aluno.

Número máximo de 20 alunos

Os alunos que concluírem os cursos com o mínimo de 75% de frequência receberão certificado.
Dúvidas e mais informações: (11) 3258-8108 conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br