MODALIDADE: PRESENCIAL

O objetivo do curso é investigar as relações entre espaço e cidade pela chave de leitura das diversas dimensões da religiosidade presentes em São Paulo. Pretende-se discutir como a religião e a espiritualidade são elementos ainda relevantes para se entender aspectos das realidades urbana e territorial. Busca-se analisar como, a partir do século XX, as existências, resistências, conquistas e apagamentos de diversas matizes religiosas se materializaram na malha urbana paulistana (mediante marcadores simbólicos, territórios religiosos, edificações sagradas) constituindo e modificando sua paisagem. Para isto, o módulo 1 do curso observará as religiões de matrizes africanas, catolicismo e judaísmo sendo estruturadas em dois blocos compostos por aulas expositivas/dialogadas e visitas guiadas pela região central da cidade deSão Paulo.

João Kuhn é Mestre (2016) e Doutor (2022) em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com doutorado sanduíche na Pontificia Universidad Católica de Chile (2019-2020). Vencedor do Concurso Opera Prima (2008) e autor do livro Resistências Sagradas: Pátio do Colégio, secularização e reconstrução pela editora Annablume (2018). Atua como pesquisador nos grupos de pesquisa Lugares de Memória e Consciência (linha Cidade, Espaço e Religião) e EX-MET: Expérimenter la métropole: inégalités, rivalités et sociabilités dans la ville de São Paulo (USP/ IRD France).

DIA E HORÁRIO
Sábados das 10h às 13h

DATAS
14,21 e 28/10; 04 e 11/11

CARGA HORÁRIA
15 h/a – 5 aulas de 3 horas

VALOR
4x R$ 375,00

Alunos e Professores: 25% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br) Público Escola da Cidade: 50% de desconto (professores, alunos e ex-alunos da Graduação e Pós-Graduação)

PÚBLICO-ALVO
Estudantes e professores de graduação e pós-graduação, profissionais de arquitetura e ciências humanas, interessados na temática.

LOCAL
Escola da Cidade e locais na cidade de São Paulo a serem definidos pelo professor previamente.

A partir de 21 de julho e até o início das aulas

Inscrições encerradas