Profº Renato Hofer
Modalidade: Presencial

A condição básica para a realização de um projeto arquitetônico é a compreensão da escala humana, ou seja, a relação entre corpos e espaços. Com isso em mente, este curso se organiza a partir do entendimento corporal de cada participante para elaborar uma peça de vestuário, passando pelo processo de escolha dos materiais, modelagem e costura a mão. A camiseta, por suas características formais, históricas e simbólicas, servirá de tela de projeção para a relação do corpo com a cidade vivenciada a partir de duas expedições a pé realizadas com as peças produzidas, levantando questões sobre a autonomia do fazer e a sociedade de consumo.

Renato Hofer é arquiteto formado pela FAU- USP em 1997. Estudou cenografia no Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho e se iniciou nas práticas de performance e instalação com a artista norueguesa Inghild Karlsen. Frequentou o atelier de gravura de Evandro Carlos Jardim entre 2010 e 2019. Seu trabalho é pautado pela exploração das intersecções entre diversas manifestações artísticas e tem especial interesse pela relação do homem com o ambiente urbano. Coordena o grupo Arquipélagos Urbanos, que promove expedições a pé como forma de se apropriar e discutir as relações de mobilidade na metrópole. Desenvolve desde 2019 com Ofélia Lott e Leopoldo Ponce uma pesquisa que relaciona técnicas construtivas arquitetônicas e do vestuário para a construção de variadas escalas de abrigo.

Público-alvo: Estudantes, pesquisadores e/ou interessados nas áreas de arquitetura e urbanismo, direito urbanístico, patrimônio cultural, bem como para agentes do mercado que trabalhem com preexistências.

Dia e horário: Segunda e quarta-feira, dois sábados pela manhã
Datas: Início: 06/05 a 01/06
Carga horária: 18 h/a
Valores: 4x R$ 450,00 ou 1x R$ 1.800,00