inês lobo
É arquiteta pela Escola Superior de Belas Artes, atualmente professora convidada nos cursos de arquitetura da Universidade Autônoma de Lisboa. Em 2002, fundou o escritório Inês Lobo Arquitetos. Participou, como convidada, da VIII BIAU – Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (2013) e das Bienais de Veneza Reporting from the front (2016) e Freespace (2018). Recebeu o título de Oficial da Ordem do Mérito (1999) e Mulheres Criadoras da Cultura (2013), ambos concedidos pelo governo português. o Prêmio Internacional ArcVision – Mulheres e Arquitetura (2014) e o Prémio AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte (2017).
manuel aires mateus
É arquiteto pela Universidade Técnica de Lisboa. Em 1988, fundou o estúdio Aires Mateus & Associados juntamente com o seu irmão, Francisco Aires Mateus. Tanto em obras públicas como no setor privado, foi reconhecido e premiado em competições nacionais e internacionais. Em 2006, recebeu o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2017, foi premiado com o Prêmio Pessoa.
joão belo rodeia
É arquiteto, ensaísta, crítico e curador de arquitetura, atualmente, professor da Universidade Autônoma de Lisboa e investigador no respetivo Centro de Estudos de Arquitetura, Cidade e Território (CEACT). Presidiu importantes instituições ligadas à arquitetura, como a Ordem dos Arquitetos de Portugal, o Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa e o Instituto Português de Patrimônio Arquitetônico. Foi especialista externo do Prêmio Mies van der Rohe/União Europeia, em 2015, 2017, 2019 e 2022, e jurado do Prémio AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte em 2018
ricardo bak gordon
É arquiteto pela Universidade Técnica de Lisboa. Durante sua formação, frequentou também a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e o Instituto Politécnico de Milão. Em 2002, criou o ateliê Bak Gordon Arquitetos Foi Visiting Design Critic na Universidade de Harvard, Massachusetts-EUA, de 2015 a 2017. Atualmente é professor convidado na Universidade Autônoma de Lisboa e na Université Catholique de Louvain, na Bélgica. Foi autor do Pavilhão de Portugal na ExpoZaragoza (2008), na Bienal de São Paulo (2007) e do projeto expositivo da 1ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa (2007). Foi vencedor do Prêmio Internacional de Arquitetura BigMat (2021) e do Prêmio Nacional de Arquitetura FORMA (2022).
bárbara silva
É arquiteta pela Universidade de Coimbra, e doutora pela Universidade Politécnica de Madrid. É professora no Departamento de Arquitetura da Universidade Autônoma de Lisboa e professora convidada na Universidade de Coimbra. Em 2010, fundou a NOTE, uma plataforma cultural independente, dedicada à divulgação e debate sobre arquitetura através de exposições, conferências e publicações. Em 2013, foi a curadora da exposição Local x Global: A arquitetura como lugar, no Museu da Casa Brasileira em São Paulo. Em 2009, foi curadora da exposição sobre o trabalho dos arquitetos espanhóis Mansilla + Tuñón na Igreja de San Silvestro, em Vicenza, Itália. Entre 2013 e 2018 editou diversos livros e catálogos de exposição em Portugal, Espanha e Brasil.
ricardo carvalho
É arquiteto pela Universidade Técnica de Lisboa e doutor pelo Instituto Superior Técnico da mesma instituição. Fundador do ateliê Ricardo Carvalho Arquitetos & Associados, atualmente é professor e diretor do Departamento de Arquitetura da Universidade Autônoma de Lisboa. Seu trabalho foi exposto no Royal Institute of British Architects, Londres e na Bienal de Arquitetura de Veneza. Foi nomeado para o Prêmio de Arquitetura da União Europeia Mies van der Rohe, em 2015 e 2022, e para o Swiss Architectural Prize, em 2020.
sofia pinto basto
É arquiteta pela Universidade Técnica de Lisboa e formada em filosofia pela Universidade Nova de Lisboa. Colaborou como coordenadora de projeto como o do Campus da Universidade Nova de Lisboa, do Campus do Politécnico do Cávado e do Ave, e o Edifício de habitação Lisbon Stone Block. Em 2017, fundou a SIA Arquitetura ao lado de Inês Cordovil e Ana Cravinho. O ateliê desenvolveu vários trabalhos em colaboração com o arquiteto Manuel Aires Mateus, entre outras parcerias. Os trabalhos desenvolvidos ou em curso incluem casas unifamiliares, edifícios de habitação, edifícios públicos e intervenções de pequena escala, espaços comerciais e cénicos.
marta bogea
É professora titular da FAU USP, Departamento de Projeto onde é professora desde 2014. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPq N2 (desde 2019). Atualmente é vice-diretora do Museu da Arte Contemporânea da USP (2020-2024).Orientadora de doutorado e mestrado nas Áreas de concentração “Projeto de Arquitetura” e “Projeto, Espaço e Cultura”.
raul juste lores
É jornalista e escritor. Foi correspondente do jornal Folha de São Paulo em Washington, Nova York e Pequim, e correspondente da revista Veja em Buenos Aires. Também foi editor de Mercado na Folha. Apresentou o telejornal “Jornal da Cultura”, na TV Cultura, em 2007. É bolsista da fundação Eisenhower (2012), quando estudou urbanismo e inovação digital. Autor do livro “São Paulo nas alturas”.
josé guilherme magnani
É professor Titular do Departamento de Antropologia da FFLCH da USP, é mestre em Sociologia pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO/CHILE), doutor em Ciências Humanas (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo em 1982, Livre-Docência em 2010 e Titular em 2012 nessa Universidade. Recebeu o prêmio ERICO VANUCCI MENDES CNPQ – SBPC, 1989 e MÉRITO DE HUMANIDADES, em comemoração aos 80 anos do Setor de Ciências Humanas (SCH) da UFPR Curitiba, 2018. Atua na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana. É coordenador do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (Lab/NAU/USP), da revista eletrônica PONTO.URBE (http://www.pontourbe.revues.org) e da coleção “Antropologia Hoje” Nau/Editora Terceiro Nome e Grama.
CONVIDADOS – EQUIPE WORKSHOP ESCOLA DA CIDADE
fernanda neiva
É formada em arquitetura e urbanismo pela FAUUSP em 2000. Sócia do Galeria Arquitetos desde 2002. Professora de projeto da Escola da Cidade desde 2019. Desde 2016, além dos trabalhos do Galeria Arquitetos, também desenvolve projetos em co-autoria com Ana Terra Capobianco, do escritório Terra Capobianco, com quem fez o premiado projeto da Casa dos Cajueiros, entre outros.
juliana braga
É Arquiteta e urbanista pela FAUUSP em 2004. Mestre (2010) e Doutora (2018) pela mesma instituição. Desenvolve trabalhos profissionais na área de projetos de arquitetura. Colaborou com o escritório SPBR Arquitetos entre 2003 e 2014, e foi sócia do escritório Vereda Arquitetos de 2016 a 2019. Desde 2019 desenvolve projetos de forma autônoma e em associações diversas. É professora de projeto na Escola da Cidade, onde desde 2021 coordena o programa de viagens “Escola Itinerante”, e também na Universidade Mackenzie desde 2023.
marcelo maia rosa
É arquiteto, sócio da Andrade Morettin Arquitetos (2012) graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie em São Paulo e TU/e em Eindhoven (2005), pós graduação pela Escola da Cidade (2017) e mestrando pela FAU USP (2023). Foi cocurador do pavilhão brasileiro para a 16º mostra internacional de arquitetura de Veneza “Muros de Ar” e atualmente é professor de projeto na Escola da cidade.
noelia monteiro
É sócia fundadora do Estudio Flume. Graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina em 2008. Pós-graduada em “Habitação e Cidade” em 2011 e em “Arquitetura, Educação e Sociedade” em 2021, ambas pela Escola da Cidade. Atualmente é professora da mesma instituição e realiza sua pesquisa de doutorado na Technical University Berlin, Alemanha. O foco de sua prática profissional e pesquisa acadêmica está no desenvolvimento de projetos arquitetônicos e sistemas urbanos sócioambientais em áreas rurais.
pedro tuma
É graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie (2004), mestre pela FAU USP (2020). É professor da Escola da Cidade e sócio-diretor do escritório Terra e Tuma desde 2016, tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos de edificações e desenho urbano.
carlos ferrata
É graduado em arquitetura e urbanismo pela Anhembi Morumbi (1999), mestre pela FAU USP (2008) e doutor pela Universidade Mackenzie (2022). É sócio do Centro Arquitetura, professor da Escola da Cidade, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Senac e da Universidade Mackenzie.
gustavo delonero
É arquiteto e urbanista formado pela Universidade Mackenzie (2011), com pós-graduação na Escola da Cidade Arquitetura e Urbanismo no curso “Geografia, Cidade e Arquitetura” (2013). É sócio do escritório Vão, cujo trabalho meandra pelos campos da arquitetura, do urbanismo e das artes plásticas. Dentre as premiações que o escritório recebeu destacam-se o Début da Trienal de Arquitectura de Lisboa (2022), Prêmio IAB-SP (2021, 2019 e 2018) e o Prêmio Akzonobel Instituto Tomie Ohtake (2017). Atualmente é professor assistente da Escola da Cidade na sequência de Projeto.
igor augusto coimbra de almeida
É arquiteto formado pela FAUS (2018), com pós-graduação na Escola da cidade em Geografia, Cidade e Arquitetura (2019) e atualmente participa do curso de pós-graduação em Arquitetura, Educação e Sociedade pela mesma instituição. É sócio e professor na Graf Cursos (2017), e do escritório Síntese Arquitetura (2018). Entre as premiações recebidas, destacam-se 1º. prêmio no concurso nacional de ideias para estudantes de arquitetura e urbanismo 024 Casa Portátil; 1º. prêmio no concurso Habitação de interesse sustentável promovido pelo IAB-DF, GIZ e EEDUS.
júlia reis
É arquiteta e urbanista, co-fundadora do Estúdio Lava. Trabalha há mais de 10 anos na área de arquitetura de edifícios, paisagem e cenografia. Formada pela Universidade Mackenzie (2014), com intercâmbio na ETSAM, da Universidade Politécnica de Madrid (2011), pós-graduação em Geografia, Cidade e Arquitetura pela Escola da Cidade (2018) e mestra em “Emergency and Resilience”, pela Universidade IUAV de Veneza (2021). Colaborou com o Plano de Ação em Resiliência da Prefeitura de Gênova, recebeu o 2º Prêmio no concurso para a reurbanização do Conde Center (2018) e o 1º Prêmio na convocatória da Latin American Landscape Initiative (2019). Atualmente é professora assistente na Escola da Cidade na sequência de Projeto.
priscila de almeida
É arquiteta e urbanista formada pela Universidade São Judas Tadeu em São Paulo (2020), com pós-graduação lato sensu no curso Conceber e Construir (2021) na Escola da Cidade, e cursando a pós Arquitetura, Educação e Sociedade. Atua no núcleo de arquitetura do Estudio Guto Requena, escritório interdisciplinar baseado em São Paulo, e é professora assistente na disciplina de Metodologia de Projeto III na Escola da Cidade.
manoella cabrera de souza bellato
É arquiteta e urbanista formada pela Escola da Cidade em 2020 e pós-graduanda em Arquitetura, Educação e Sociedade pela mesma instituição. Trabalhou no escritório português AND-RÉ na cidade do Porto. Atualmente, trabalha com preservação do patrimônio edificado, projeto e restauro de edifícios tombados no escritório MLD RAI.
vicky berl
É arquiteta e urbanista, formada pela Escola da Cidade em 2020. Contribuiu com escritórios dentro e fora do Brasil, incluindo o J. Mayer H em Berlim e LLA em São Paulo, e com a artista Renata Lucas em diversos projetos. Desde 2020 é sócia e co fundadora do escritório pipoca.lab em que atua em diversas escalas urbanas, e desde 2023 é professora assistente da sequência de projeto na Escola da Cidade.