Parceria entre a Escola da Cidade (Brasil) e HTWG Konstanz (Alemanha) promove o intercâmbio entre dezenas de estudantes e professores há uma década.

Movido pela convicção compartilhada de que o espaço deve ser experimentado com todos os sentidos e que o ensino arquitetônico é fundamentalmente socrático, o Flying Classroom foi criado em 2012 com o objetivo de promover o diálogo e o intercâmbio não apenas com outras culturas, mas também a partir do mergulho profundo na compreensão dos espaços. Fruto de uma parceria entre a Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Brasil) e a HTWG Konstanz – Faculdade de Tecnologia, Economia e Design (Alemanha), o programa tem promovido o encontro, a convivência e a troca entre estudantes e professores de diferentes culturas, tecendo uma teia de relacionamentos e amizades.

Arquipélago das Memórias compila fragmentos dessas viagens e experiências intensas em uma linha do tempo. Como uma coleção solta de peças individuais díspares, elas formam ilhas de memórias sobre uma mesa reflexiva que apresenta temas, documentos e métodos de trabalho criados em um modelo de sala de aula nada convencional. A abertura ocorre no dia 10 de outubro, quinta-feira, às 18h, na Galeria da Cidade. A visitação ocorre até 12 de fevereiro de 2023, com entrada gratuita.

A Flying Classroom se define como uma escola do olhar. No espírito do filósofo alemão Walter Benjamin, os participantes se movimentam pelos lugares como flaneurs e observam o que acontece. Como lecteur, leem e analisam estruturas espaciais no sentido do que defendeu o escritor francês Roland Barthes. E inspirados pelo arquiteto e urbanista Le Corbusier, coletam objets trouvés à réaction poétique (objetos encontrados com reação poética) para preencher esse arquivo pessoal de memórias. Assim, a mesa convida o visitante a mergulhar nesses fragmentos, brincar com eles e iniciar suas próprias associações e viagens mentais.

SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO ARQUIPÉLAGO DAS MEMÓRIAS
ABERTURA: dia 10 de outubro, quinta-feira, às 18h
Com a participação de Myriam Gautschi, Alvaro Puntoni, Anderson Freitas, Paulo Von Poser, Maira Rios, Anália Amorim, Ciro Pirondi e Fábio Valentim
VISITAÇÃO: de 10 de outubro de 2022 a 12 de fevereiro de 2023
De segunda a sexta, das 10h às 20h.
Local: Galeria da Cidade
Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo