modalidade: presencial 

O Curso consiste em seis aulas, onde  os participantes terão a oportunidade de explorar os aspectos arquitetônicos de seis casas de São Paulo, datadas das décadas de 1950, 1960 e 1970, compreendendo não apenas suas propostas originais, mas também o impacto do tempo sobre essas obras. Cada encontro abordará a visão dos arquitetos que as projetaram e o contexto histórico em que essas residências foram concebidas. Será discutido como a passagem do tempo interfere nessas residências colocando tanto desafios quanto oportunidades. Como preservar o valor arquitetônico dessas casas ao adaptá-las para um uso contemporâneo? 

Serão discutidas as possibilidades de integrá-las ao cotidiano atual, respeitando e preservando sua essência arquitetônica a partir de reflexões críticas que contemplam abordagens teóricas e práticas.

André Scarpa é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em Portugal. Trabalhou de 2009 a 2011 no gabinete do arquitecto António Madureira onde desenvolveu projetos em colaboração com o arquiteto Álvaro Siza, entre eles a Nova Biblioteca da Faculdade de Direito de Coimbra, uma residência unifamiliar na Maia e uma urbanização com edifícios de uso misto, também na Maia. Em 2011 colaborou com o escritório Ferreira-Leite em projetos de diversas escalas. Em 2012 integrou a equipe do escritório Vivá Arquitetura e de 2012 a 2018 integrou a equipe do Nitsche Arquitetos. Desde 2013 atua também como fotógrafo de arquitetura e desenvolve passeios com interesse na mesma área. Em 2018 abriu o escritório André Scarpa onde se dedica a atividade projetual, fotografia de arquitetura e roteiros para passeios arquitetônicos, entre outras atividades ligadas a esse universo. Como fotógrafo teve seus trabalhos publicados nos principais portais da área como ArchDaily, Galeria da Arquitetura, Revista Projeto e Revista Arquitetura & Construção. Os passeios de arquitetura são desenvolvidos com a Superbacana +, empresa na qual é responsável pelas atividades de arquitetura.

Ana Luiza Almeida Prado Sawaia é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado em 1999. Trabalhou nos escritórios Bruno Padovano, de 1996 a 1997, Baraúna de 1997 a 1999, Piratininga de 1999 a 2002, colaborando com projetos do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Diante de seu escritório desde 2002, desenvolve projetos comerciais, institucionais e residenciais, tendo vários de seus projetos publicados em revistas e portais de arquitetura.  Recebeu o Prêmio IAB e Prêmio Casa e Jardim em 2021 pelo projeto de reforma do Apartamento no Edifício Louveira, e Prêmio Casa e Jardim em 2023 pelo projeto de reforma do Apartamento Arcos, no Edifício Del Rey, projetado em 1973 pelo arquiteto Miguel Juliano. Atualmente atua como conselheira no Instituto Virginia e Vilanova Artigas.

DIA E HORÁRIO: sábado das 10h às 13h
DATAS: 26/10, 09/11, 16/11, 23/11, 30/11 e  07/12
CARGA HORÁRIA: 18h
VALORES: 4x de R$450,00 (R$1.800,00)

Alunos e Professores: 25% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br)
Público Escola da Cidade: 50% de desconto (professores, alunos e ex-alunos da Graduação e Pós-Graduação)
Associações parceiras, 451 e CONAFARQ: 10% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br)

PÚBLICO-ALVO
Arquitetos, urbanistas, fotógrafos, estudantes de arquitetura, fotografia, artes e áreas afins.

LOCAL: pontos de encontro a serem combinados para as visitas

Atenção: As inscrições só serão efetivadas após a realização do pagamento (ou primeira parcela) e a formação da turma depende do número mínimo de 10 inscrições. Caso o curso não forme turma, entraremos em contato para a devolução do valor pago ou transferência para outro curso de interesse do aluno. 

Os alunos que concluírem os cursos com o mínimo de 75% de frequência receberão certificado. 

Dúvidas e mais informações: (11) 3258-8108 – conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br