modalidade: presencial

O curso tem como princípio a sensibilização e percepção da dinâmica do fluxo da água na cidade. A ideia é fortalecer a relação entre as nascentes e a necessidade de infiltração da água no solo urbano, tendo como condutor da relação, os rios. Essa conexão, por mais óbvia que seja, hoje se apresenta interrompida, principalmente pela forma como temos tratado as águas que correm pelo solo urbano. A grande maioria dos rios estão canalizados sob as ruas e avenidas da cidade, logo uma percepção fundamental dos ciclos naturais da água se quebra. Nossa ideia é restabelecer a percepção dos ciclos naturais e seus impactos nas formas de vida presentes nas

cidades, para que as propostas de intervenção não desconsiderem mais a água como elemento estruturador dos espaços urbanos.

Fernando Nigro Rodrigues iniciou sua trajetória como arquiteto em 1996, projetando e executando obras, fundamentalmente reformas. Em 2008 se juntou à ONG Peabiru Trabalhos Comunitários e Ambientais com foco na Habitação de Interesse Social. Se envolveu com obras de Mutirão, projetos de Reurbanização de Favelas, apoio a movimentos sociais e também à pesquisa dos programas habitacionais. Anos mais tarde teve um contato arrebatador com as nascentes e os rios urbanos através do projeto Rios e Ruas, que transformou completamente seu olhar sobre as cidades. Em 2017 participou de vários cursos de saneamento ecológico e manejo de água de chuva com Guilherme Castagna, que resultou em um mergulho, uma parceria com seu escritório de design ecológico, a Fluxus. Segue  no fluxo das águas, projetando e  desenhando seus caminhos.

DIA E HORÁRIO: quarta-feira das 19h às 21h e domingo 10h às 13h
DATAS: 09/10, 13/10, 16/10, 20/10, 23/10, 27/10, 30/10 e 06/11.
CARGA HORÁRIA: 20h
VALORES: 4x de R$400,00 (R$1.600,00)

Alunos e Professores: 25% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br)
Público Escola da Cidade: 50% de desconto (professores, alunos e ex-alunos da Graduação e Pós-Graduação)
Associações parceiras, 451 e CONAFARQ: 10% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br)

PÚBLICO-ALVO

Profissionais e estudantes das áreas de arquitetura, engenharia, paisagismo e artes plásticas.

LOCAL: Escola da Cidade e percursos a serem combinadas

Atenção: As inscrições só serão efetivadas após a realização do pagamento (ou primeira parcela) e a formação da turma depende do número mínimo de 10 inscrições. Caso o curso não forme turma, entraremos em contato para a devolução do valor pago ou transferência para outro curso de interesse do aluno.

Os alunos que concluírem os cursos com o mínimo de 75% de frequência receberão certificado.

Dúvidas e mais informações: (11) 3258-8108 – conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br