MODALIDADE: REMOTO

O curso pretende introduzir um campo de pesquisa, recente e ainda pouco conhecido no contexto brasileiro, relativo às infraestruturas urbanas como objetos de investigação etnográfica. Com base em trabalhos antropológicos desenvolvidos, sobretudo, em cidades do chamado Sul Global, este explora e mapeia ferramentas conceituais e as potencialidades metodológicas de se pensar a vida cotidiana urbana e a produção das cidades a partir da reconstrução etnográfica de diferentes processos de projeção, construção, colapso, arruinamento, manutenção e reparação de infraestruturas urbanas.

Marcos Lopes Campos é pós-doutorando no Programa Internacional de Pós-Doutorado do Cebrap e doutor em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em sua tese, realizou uma etnografia do ganhar a vida e dos futuros vividos junto a artistas moradores de periferia, subúrbio e favela no Rio de Janeiro. Atualmente, é pesquisador associado no Grupo Casa e no MTTM. Integra também o grupo de estudos sobre “Antropologia e Infraestrutura”, vinculado aos Grupos CASA (IESP-UERJ), Urbano (IFCS-UFRJ) e ResiduaLAB (UERJ). Em 2018, foi premiado com a IJURR Foundation Ph.D. Studentship e, em 2020, recebeu a bolsa de doutorado Faperj Nota 10. Recebeu o segundo lugar no Prêmio de Teses e Dissertações em Sociologia no IESP-UERJ em 2023, bem como a Menção Honrosa no Concurso de Melhores Dissertações de Doutorado Maurício de Almeida Abreu sobre o Rio de Janeiro em 2022, organizado pelo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) da Prefeitura do Rio de Janeiro. Suas pesquisas versam sobre as áreas da antropologia das infraestruturas, antropologia da economia, sociologia urbana, antropologia do tempo e economia política do urbano.

DIA E HORÁRIO
Quartas-feiras das 19h às 21h

DATAS
13, 20, 27/09; 04 e 11/10

CARGA HORÁRIA
10 h/a – 5 aulas de 2 horas

VALOR
4x R$ 175,00

Alunos e Professores: 25% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br) Público Escola da Cidade: 50% de desconto (professores, alunos e ex-alunos da Graduação e Pós-Graduação)
Associações parceiras, 451 e CONAFARQ: 10% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br)

PÚBLICO-ALVO
Estudantes e professores de graduação e pós-graduação, profissionais de arquitetura e ciências humanas.

Plataforma On-line da Escola da Cidade.

A partir de 21 de julho e até o início das aulas

inscrições encerradas

Atenção: As inscrições só serão efetivadas após a realização do pagamento (ou primeira parcela) e a formação da turma depende do número mínimo de 10 inscrições. Caso o curso não forme turma, entraremos em contato para a devolução do valor pago ou transferência para outro curso de interesse do aluno.

Número máximo de 20 alunos

Os alunos que concluírem os cursos com o mínimo de 75% de frequência receberão certificado.

Dúvidas e mais informações: (11) 3258-8108 – conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br