MODALIDADE: REMOTO

Este curso pretendo lançar luz ao cenário de desastres no Brasil a partir de uma perspectiva feminista e decolonia, – revelando o risco como construção social e discutindo novos paradigmas, mais emancipatórios e igualitários, para a construção de cidades resilientes– umas vez que todos os anos, inúmeros desastres são registrados no Brasil e no mundo, acarretando severos danos socioeconômicos e ambientais. Mulheres e outras minorias são particularmente vulneráveis a estes eventos. Apesar disso, especialmente no Brasil, as políticas e planos de gestão do risco operam a partir de um viés tecnicista, o que invisibiliza a vulnerabilidade de minorias e as exclui do processo de planejamento urbano.

Julia Lopes da Silva é gestora e analista ambiental formada pela Universidade Federal de São Carlos (2014), mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas (2017, 2022), especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (2023). Com oito anos de experiência profissional, já atuou como assessora ambiental no setor público, educadora ambiental, assistente à docência e pesquisadora. As pesquisas desenvolvidas tratam principalmente dos seguintes temas: gestão de desastres, justiça socioambiental, vulnerabilidade urbana, gênero e Sul global. No momento, atua como consultora socioambiental.

DIA E HORÁRIO
Sábados das 9h às 11h

DATAS
16, 23, 30/09 e 07/10

CARGA HORÁRIA
8 h/a – 4 aulas de 2 horas

VALOR
4x R$ 140,00

Alunos e Professores: 25% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br) Público Escola da Cidade: 50% de desconto (professores, alunos e ex-alunos da Graduação e Pós-Graduação)
Associações parceiras, 451 e CONAFARQ: 10% de desconto (comprovação para conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br)

PÚBLICO-ALVO
Estudantes de graduação e pós-graduação, gestores públicos, profissionais e técnicos que lidam com gestão de desastres e gestão urbana.

LOCAL
Plataforma on-line de aulas da Escola da Cidade

INSCRIÇÕES
A partir de 21 de julho e até o início das aulas

inscrições encerradas

Atenção: As inscrições só serão efetivadas após a realização do pagamento (ou primeira parcela) e a formação da turma depende do número mínimo de 10 inscrições. Caso o curso não forme turma, entraremos em contato para a devolução do valor pago ou transferência para outro curso de interesse do aluno.

Número máximo de 20 alunos

Os alunos que concluírem os cursos com o mínimo de 75% de frequência receberão certificado.

Dúvidas e mais informações: (11) 3258-8108 – conselho.cientifico@escoladacidade.edu.br