Como é viver com restrições de mobilidade em um espaço rural? Como a arquitetura e o paisagismo podem auxiliar no desenho, superando as adversidades de acessibilidade, ao mesmo tempo que cria diversidade e potencializa espaços existentes? Essas são algumas das perguntas que a primeira Oficina e Mutirão Acessibilidade Universal no Rural investigará. A atividade ocorre nos dias 14 e 15 de novembro, na Nossa Fazenda, localizada em Parelheiros. A participação é voluntária e gratuita, mas as vagas são limitadas.
No cotidiano das atividades do local, o que inclui receber grupos, escolas e demais interessados em agroecologia, permacultura, alimentação saudável e vivências de agroturismo, Vania Maria dos Santos e Valéria Maria Macoratti, criadoras do espaço, notaram a dificuldade de incluir pessoas com deficiência. As duas querem que a Nossa Fazenda seja realmente inclusiva e com acessibilidade universal.
Em parceria com a Plataforma Arquitetura e Biosfera, da Escola da Cidade, a demanda real do espaço transformou-se em oportunidade de aprendizado e construção de possibilidades para melhorar e ampliar acessos. Estão programadas oficinas de sensibilização e projeto de acessibilidade e paisagismo, bem como um período de mutirão de aplicação das técnicas e ideias desenvolvidas e um Sarau da Roça à noite.
SERVIÇO:
ACESSIBILIDADE UNIVERSAL NO RURAL – OFICINA E MUTIRÃO NA NOSSA FAZENDA, EM PARELHEIROS
Dias 14 e 15 de novembro de 2022, segunda e terça-feira (feriado)
Local: Nossa Fazenda, em Parelheiros
Inscrições até 10/11 pelo e-mail tanjaknapp@gmail.com
Gratuito. Vagas limitadas.
A Nossa Fazenda oferecerá alimentação aos inscritos e dispõe de espaço para camping. É necessário levar barraca para acomodação. Transporte não incluso.
Mais informações também pelo e-mail tanjaknapp@gmail.com