Em Práticas de mobilidade urbana contemporânea: política e projeto, Manuel Herce enfatiza a questão da equidade social e sustentabilidade ambiental como princípio e lógica para determinar as pautas contemporâneas de planejamento, projeto e gestão da mobilidade urbana. A ideia que Herce defende ao longo do livro — a de mobilidade acessível para todos os segmentos da população, para todos os modos e por quaisquer motivos — se desdobra em medidas práticas, com casos de referência, técnicas, projetos e planos.
No dia 4 de novembro, sexta-feira, às 19h, ocorre o lançamento online da publicação, com a presença do autor e dos arquitetos e professores Joaquín Sabaté, Regina Meyer e Verena Andreatta (em modo remoto). O evento é uma realização do curso de pós-graduação Mobilidade e Cidade Contemporânea em parceria com a Editora Escola da Cidade. O livro já está à venda no site da Editora.
Para acessar a sala onde ocorrerá o lançamento, clique aqui.
SOBRE O AUTOR
Manuel Herce nasceu em Madri, em 1947. Quando jovem, ocupou vários cargos na administração catalã (Chefe da Cooperação Municipal da Generalitat de Catalunya, Diretor de Planejamento Urbano para a Área Metropolitana, Diretor Geral da Vila Olímpica) e, depois, dedicou-se ao ensino (como chefe do Departamento de Planejamento Urbano Urbano na Escola de Engenharia de Caminhos, Diretor do Departamento de Transporte e Infra-estrutura do Território da UPC – Universidade Politécnica da Catalunha) e à atividade profissional (pela qual recebeu a Medalha de Mérito Profissional da Associação de Engenheiros de Caminhos). Autor de uma dúzia de livros técnicos, incluindo O Negócio da cidade (em português, Ed. Mauad) e Sobre la movilidad en la ciudad (em espanhol, Ed. Reverté). Atualmente aposentado, escreve romances, tendo publicado no Brasil O Mapa perdido dos primórdios do Rio de Janeiro (Ed. Ponteiro).
SOBRE OS CONVIDADOS
Joaquín Sabaté é Doutor em Arquitetura e Economia, Professor de Planejamento Urbano, Diretor do Departamento de Planejamento Urbano e do Mestrado Europeu de Urbanismo. Fundador do Laboratorio Internacional de Paisajes Culturales (MIT-UPC) e diretor da revista Identidades, realizou palestras e cursos em numerosas universidades européias, americanas e asiáticas. Três vezes distinguido na convocação para o Prêmio Nacional de Urbanismo. Prêmio Especial de Planejamento Urbano e Patrimônio da Catalunha.
Regina Maria Prosperi Meyer é Arquiteta e Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Tem especialização em Urban Design and Urban Planning – AA Architectural Scholl of Architecture – Londres, Inglaterra (1977/1978) e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Barttlet School of Archicture of the University College da London University (1977/1979). É autora dos livros São Paulo Metrópole (IMESP/EDUSP, 2004) e A leste do Centro (IMESP, 2010).
Verena Andreatta é Doutora pela Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona (ETSAB). Foi Secretária de Urbanismo e Mobilidade de Niterói (2013-2016) e Secretária de Urbanismo do Rio de Janeiro (2017-2019), tendo atuado em diversos projetos urbanos tais como o Rio Orla, Rio Cidade, BRT Transoceânica entre outros, e na revisão da legislação urbana de ambas cidades. Autora de livros sobre matéria urbanística destacando-se: Cidades Quadradas, Paraísos Circulares: os planos urbanísticos do Rio de Janeiro no séc. XIX (Rio de Janeiro: Mauad, 2006); Atlas Andreatta (Rio de Janeiro: Vivercidades, 2008 e Rio Books, 2019) e Do Rio Orla à orla Conde, os projetos que transformaram a frente marítima da Cdidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro: RioBooks, 2019).
SERVIÇO
LANÇAMENTO “PRÁTICAS DE MOBILIDADE URBANA CONTEMPORÂNEA: POLÍTICA E PROJETO”, DE MANUEL HERCE
Com Manuel Herce, Joaquim Sabaté, Regina Maria Prosperi Meyer e Verena Andreatta
Dia 4 de novembro de 2022, às 19h
Evento online. Para acessar a sala, clique aqui.