O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea é uma das principais atividades regulares da Escola da Cidade. Em 2020, em razão do distanciamento social, os encontros realizados sempre às quartas-feiras migraram para o YouTube, fazendo com que esse espaço de reflexão e debate fosse além dos limites geográficos. Agora, em 2022, o Seminário retorna em formato híbrido, com encontros presenciais transmitidos ao vivo, alguns diretamente da sede da Escola, outros, do auditório da Aliança Francesa.
Com curadoria dos arquitetos e professores Ciro Pirondi e Bia Vanzolini, e a temática As Palavras e o Projeto como fio condutor, o ciclo tem início nesta quarta-feira, 16/2, às 18h. Anderson Freitas, José Guilherme e Tales Ab’Saber, ex-coordenadores da atividade, são os convidados desse encontro, que relembra a história da Escola da Cidade e seus 20 anos como instituição de ensino. Milton Hatoum, Cesar Shundi, Jacopo Visconti e Myriam Gautschi estão entre os convidados do semestre e outros nomes ainda serão divulgados.
As Palavras e o Projeto
As Palavras e o Projeto, tema deste semestre do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, toca no âmago da “invenção” deste espaço há 30 anos. As inquietações e reflexões históricas sobre desenho e canteiro, sobre arquitetos acadêmicos e os de prancheta, têm sustentado polêmicas acaloradas ao longo da história da arquitetura. A atitude do arquiteto francês Henri Labrouste, no século XIX, ao abandonar a Universidade e inaugurar uma escola livre em seu ateliê, é um exemplo histórico dessa polêmica.
Neste “século da solidão”, onde tentamos reestabelecer conexões em um mundo fragmentado, a antiga polêmica ganha novas cores, fazendo-nos lembrar de um antigo texto de Kafka, ao ler o filósofo Søren Kierkegaard sobre esta fantasmagórica discussão entre teoria e prática no ofício do arquiteto: “… o que os filósofos têm a dizer sobre a realidade é tão enganador quanto uma placa de PASSA-SE ROUPA num mercado de pulgas. Quem trouxer a roupa suja vai ver que se enganou: a placa está ali à venda.”
seminário de cultura e realidade contemporânea 2022
Ciclo 1:
16/2, 18h – ABERTURA: 4 curadores e uma história
Com Anderson Freitas, José Guilherme e Tales Ab’Saber
Local: 1º andar da Escola da Cidade, com transmissão ao vivo no canal do YouTube
Próximos encontros:
Ciclo 1
23/2 – Milton Hatoum
2/3 – Feriado carnaval
9/3 – Cesar Shundi
16/3 – Jacopo Visconti
23/3 – Interlocução pedagógica
30/3 – Myriam Gautschi e Jannis Renner
6/4 – Avaliação
13/4 – Alvaro Lorenz
Ciclo 2
20/04 – Proposta estudantes
27/04 – Jacopo Galli
04/05 – Não haverá
11/05 – Leci Brandão
18/05 – Não haverá
25/05 – Proposta estudantes
01/06 – Monja Coen (a confirmar)
08/06 – Jorge Lobos
15/06 – Avaliação
22/06 – Fechamento